sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ansiedade...


Cria em mim,ó Deus,um coração puro,e renova dentro em mim um espírito inabalável.” Sal. 51:10

Quando uma pessoa diz que não tem medo de nada,certamente está blefando,e se realmente acredita nisso,está mentindo.Todos sentem medo.Às vezes o medo é puramente psicológico,irracional e injustificável,mas real.O medo é alguma coisa que praticamente não se pode esconder.De repente o coração começa a acelerar,as mãos começam a transpirar o rosto parece queimar como brasa,alguns ficam pálidos,o sangue some,as palavras se atrapalham e ficam gagos,outros ficam paralisados,alguns choram e outros começam a rir descontroladamente.São manifestações de medo.

O medo não é em si mesmo um defeito.Quando as pessoas dizem não ter medo é provável que estejam associando o medo a um defeito,a uma fraqueza. Embora isso possa ser verdadeiro,ter medo não é uma característica de pessoas fracas e indefesas,mas uma característica de todos os seres humanos,inclusive dos animais mais ferozes,que atacam para se defender.

A maioria dos nossos medos é injustificável. Veja alguns exemplos:

Medo de cometer erros em público.

Medo de irritar ou aborrecer alguém.

Medo de perder o amor das pessoas.

Medo de dor física ou da morte.

“Sempre haverá no mundo estímulos desagradáveis,negativos,indesejáveis,que nos aborrecem.Contudo nós podemos controlar nossas emoções.É nosso pensamento que produz as emoções.Nunca conseguiremos estar completamente livres de situações desagradáveis,mas podemos aprender a controlá-las bem. Quem abriga o falso conceito de que a vida tem que ser sempre maravilhosa, um mar de coisas,sem qualquer problema,irá sentir-se sempre infeliz.Tendo essa imagem errada,o indivíduo viverá constantemente fugindo dos problemas,em vez de aprender a enfrentá-los.

Jesus ensina claramente que,todos passaremos por problemas neste mundo,que passaremos por provações,tentações de todo tipo.‘No mundo passais por aflições’,diz Ele, e nos adverte da existência do diabo,o inimigo de Deus,que procura a todo custo destruir o homem.Mas conclui com um tom de triunfo: ‘Mas tende bom ânimo,eu venci o mundo.`

Podemos nos libertar da ansiedade que tanto nos tolhe,crendo nessa bela verdade: Em Cristo,estamos seguros,protegidos,somos amados e guardados,e um dia estaremos partindo para a glória eterna.

Para libertar-nos das ansiedades precisamos:

1)Reduzir às suas verdadeiras proporções os perigos aos quais supomos estar sujeitos(lembre-se de que seus temores são sempre exagerados;

2)Compreender que somos nós quem provoca a ansiedade (somos nós quem cria os nossos próprios falsos conceitos);

3)Refutar e contestar essas noções falsas (“Será que isso que estou dizendo a mim mesmo é realmente terrível como creio?”);

4)Substituir os conceitos falsos por verdadeiros.Não se preocupe se acha que é muito fraco.Lembre-se de que Jesus disse:‘O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.’”( Fale a verdade consigo mesmo).

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças,sobem com asas como de águias, correm e não se cansam,caminham e não se fatigam.”(Isaías,40:31)

Nenhum comentário: