sábado, 6 de novembro de 2010

O poder das palavras e os reflexos na vida....


Em face destes argumentos olharemos algumas verdades objetivas contidas através desses contextos extraídos do vs 1 do cap. 17 do livro de I Rs,importantes não apenas para um crescimento espiritual,mas também para o nosso crescimento pessoal.

Esse versículo nos leva a uma meditação,profunda e reflexiva,sobre o poder que há em nossas palavras.Por não darmos a devida importância a este fato em nossas vidas,às vezes (e muitas das vezes) nos tornamos uma mesma fonte que jorra dois tipos de água:uma doce (benção) ou uma amarga (maldição).

Se todo o universo que imaginamos ou pensamos conhecer teve sua criação e execução pelo poder da palavra (de YHVH é claro!) e que quando nos enquadramos nos moldes, mandamentos,juízos,estatutos de consagração e santificação ao Senhor,é fácil,então, de imaginar que as nossas palavras também estarão impregnadas de poder e autoridade.

Diante destes conhecimentos e de uma vida pautada na obediência a Deus,um certo homem usou e abusou de apoderar-se dessa verdade.Notemos,então,que no desenvolvimento deste versículo veremos vitórias (bênçãos) como adversidades (maldições).

Tomaremos emprestado,para este breve estudo,a vida e ministério do profeta Elias, que nos mostra que quando nos aborrecemos com alguma coisa,pessoa ou situação,nós proferimos palavras que se tornam benção ou maldição em nossas vidas ou para qual, ou para quem, ela foi dirigida.Vejamos agora alguns fatos relevantes a respeito desse profeta e suas palavras.

Na parte b do vs 1 ele diz:Vive o Senhor,Deus de Israel?,ou seja,você precisa ter certeza que o Deus que você serve,existe,vive e reina para todo o sempre,e completa afirmando sua intimidade com o reinante supremo?perante cuja face estou?se você crê em Deus,anda nos seus caminhos fazendo a sua vontade,o mais Ele fará.O Deus Todo-poderoso(El- Eloim) quer que seus adoradores tenham com Ele intimidade e comunhão. Na parte c do versículo encontramos algo grandioso,até estarrecedor.Então vejamos que algo é esse:?senão segundo a minha palavra? Porque estarrecedor,porque não foi Deus quem disse, mas foi Deus quem cumpriu com as determinações pronunciadas nas palavras do profeta.

Note aqui o princípio da reação-ação / ação-reação,pois,observe que Deus reagiu à ação de Elias quando este reagiu à ação de perseguição ao povo,como aos profetas de Deus,causada tanto por Acabe como por sua esposa Jezabel.Bom, em apenas um único versículo da Bíblia encontramos três verdades, que temos que praticar em nossas vidas:quando falar,falarmos com autoridade e convicção,quando andar,andarmos em comunhão com o Pai Criador e a sua justiça,quando usarmos os privilégios concedidos por Ele a nós,discernir em Deus tudo,pois,a sua sabedoria está além de nossas limitadas compreensões.

Ciente que Deus ouviria e cumpriria as suas palavras e não medindo as conseqüências, Elias desferiu palavras contra Acabe e,surtindo cumprimento das palavras do profeta, só que atingiram também outras pessoas que não tinham nada a ver com os aborrecimentos do homem de Deus contra o ?rei? daquela época.

Aí,Deus deu uma ordem a ele,?Vai-te daqui? (fuja);porque quando começou a não chover em Israel,também se propagava à notícia de que não chovia por culpa dos aborrecimentos do profeta Acabe.Não tenha medo de falar palavras proféticas,mas fale conhecendo a finalidade e objetivos dessas palavras,pois elas se cumprirão.Não fale por raiva ou irritação,descontentamento,rancor,fale de acordo com a vontade de Deus para não te causar nenhum constrangimento e,você,venha precisar fugir da presença de alguém ou da presença do próprio Deus.

A Bíblia nos relata em Is 55 vs 11 que nenhuma palavra sai da boca de Deus sem propósito,ou volta vazia para Ele,ou deixa de prosperar (alcançar os objetivos) quando por Ele enviada a nós.Não se esqueça que em Deus a recíproca é mais do que verdadeira.Quando você reage Deus age e Deus reage quando você age.

Quando identificamos que essa verdade pode se tornar realidade em nossas vidas, imediatamente o adversário se levanta usando artifícios para tentar nos paralisar, nos amedrontar e até mesmo nos destruir.Ex.falsas verdades,falsos irmãos na congregação,seguidores de satanás,palavras ameaçadoras,falsos pastores.

Na epístola de Tiago encontramos a prova,se é que precisamos de prova para com o poder (glória e majestade) de Deus,da concretização das palavras de Elias.Ela se encontra no capitulo 1º nos versículos 6,7 e 8. Traduzindo isso para os dias de hoje,Deus não mudou,Ele continua sendo Deus (Hb 13:8) e anda a procura de pessoas corajosas,determinadas,dispostas a pagar o preço da diferença de não se conformar com as lideranças corrompidas pelas facilidades,mas sempre buscando o reino dos céus e a sua justiça para que outras pessoas,assim como nós,sejam alcançadas pela verdade e vivam o testemunho do grande amor de Deus.

O apóstolo Paulo em Rm 12:1 e 2 nos fala a respeito dessa não conformação,pedindo que não compactuássemos com as coisas deste mundo,mas que poderíamos transformá-lo apresentando nossos corpos como sacrifício vivo pela renovação de nosso entendimento,tomando para nós emprestado a mente de Cristo Jesus,porque aí sim passaríamos a experimentar a vontade de Deus que é boa,agradável e perfeita para todo o sempre.

Este estudo não é uma regra ou exceção,apenas um exemplo de que como os grandes homens e mulheres da Bíblia foram vitoriosos e,mostra-nos,assim,que iguais a eles, eu e você alcançaremos êxito ou não em nossos objetivos,se incondicionalmente crermos em Deus e nas suas promessas.Com Deus é assim,falou cumprisse,querendo o inferno ou não,pessoas orando ao contrário e tudo o mais, a nossa benção será entregue em nossas mãos pelo poder que há no nome de Jesus.

I Pe 4:12 ?Amados,não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse?.Jo 15:19 ?Se vós fôsseis do mundo,o mundo amaria o que era seu,mas,porque não sois do mundo,antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece?.Jo 15:11 ?Tenho-vos dito isto,para que o meu gozo permaneça em vós,e o vosso gozo seja completo.

Nenhum comentário: