terça-feira, 1 de junho de 2010

Curando as Emoções para Viver Melhor...


“Amado,acima de tudo,faço votos por tua prosperidade e saúde,assim como é próspera a tua alma”(3 Jo 2).
“Assim que,se alguém está em Cristo,nova criatura é:as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo“(2 Co 5.17)


Sempre às vésperas de um ano novo,ouvimos alguns chavões – “Feliz Ano Novo”,“Ano novo,vida nova”,“Esqueça o passado e siga em frente”,o que passou, passou...E assim por diante.Quanta superficialidade,pois muitas das vezes falamos por falar e sem pensar.
Em Roma,na véspera de ano novo,muitos habitantes praticam um hábito bastante peculiar:jogam pela janela objetos velhos e sem uso como:rádios,vasilhas,roupas e até móveis.
Em outras regiões,o ano novo é a oportunidade de passar uma demão de tinta na casa para esconder algumas manchas.
Deus tem coisas novas para nós sempre.Ele sempre nos dá a oportunidade de um novo começo.Em Jesus podemos ter vida abundante,qualidade de vida.Só depende de entregarmos tudo a Ele e decidirmos por mudanças.
Se não decidirmos em romper com rancores,amarguras,tristezas,falta de perdão, rejeições,justiça própria,mau humor,vamos continuar vivendo no “ano velho” dentro do Ano Novo,sem qualidade de vida e a nossa alma adoecendo a cada dia.


VEJAMOS COMO NÃO ADOECER E TER QUALIDADE DE VIDA:

1 FALAR DOS SENTIMENTOS:

Devemos procurar pessoas confiáveis e experientes na fé cristã,para falar dos nossos sentimentos.Ao longo do tempo vamos guardando muito lixo dentro de nós e precisamos desabafar colocar para fora para sermos curados.“Portanto,confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros,para que vocês sejam curados.A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”(Tg 5.16).

2 TOMAR DECISÕES CORRETAS:

Uma pessoa indecisa vive ansiosa e em angústia.As indecisões acumulam problemas, preocupações e agressões.Precisamos estar centrados em Jesus,para tomarmos decisões corretas.Para decidir preciso saber renunciar, saber perder vantagens,privilégios e valores pessoais,para ganhar os valores de Deus.“Ao homem que teme ao Senhor,ele o instruirá no caminho que deve escolher.Na prosperidade repousará a sua alma,e a sua descendência herdará a terra”( Sl 25.12-13).

3 NÃO VIVER DE APARÊNCIAS:

Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas, ter muito verniz e pouca raiz.Quem esconde a realidade,finge,faz pose,usa máscaras.Quer sempre passar boa impressão de que está tudo bem.Com isto está acumulando toneladas de peso,uma verdadeira estátua de bronze com pés de barro.Seu destino é farmácia ou hospital, infelizmente.

4 CONFIAR- TER AMIGOS:

Quem não confia,não se comunica não se abre não se relaciona,não sabe fazer amizades verdadeiras.A desconfiança é falta de fé em si e em Deus.Quem não se relaciona está sempre na defensiva,se sente inferior ou melhor que todo mundo.Deus sempre tem alguém especial para colocar ao nosso lado.“Confia no Senhor e faze o bem;habita na terra e alimenta-te da verdade.Agrada-te do Senhor,e ele satisfará os desejos do teu coração”(Sl 37.3-4).


5 NÃO VIVER TRISTE:

O bom humor,a risada,o lazer e a alegria recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive ou que está.Alegria é saúde e nos livra do médico.Jesus nos deu o maior exemplo de alegria.“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade;por isso,Deus,o teu Deus,te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”(Hb 1.9).

Conclusão:Estamos em um novo ano.Rompa com o velho.Rompa com aquilo que desagrada a Deus.Reveja nestes dias a sua vida,suas atitudes e remova tudo aquilo que não atrai Deus para sua vida.
Decida cumprir estes princípios que gerarão qualidade de vida.Jesus veio para trazer vida abundante.“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”(Jo 10.10b).


Que Deus os abençõe!!!

Nenhum comentário: