domingo, 25 de abril de 2010

O Sonho de Deus...


“Então falou Deus todas estas palavras,dizendo:Eu sou o Senhor teu Deus,que te tirei da terra do Egito,da casa da servidão.Não terás outros deuses diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura,nem alguma semelhança do que há em cima nos céus,nem em baixo na terra,nem nas águas debaixo da terra.Não te encurvarás a elas nem as servirás;porque eu,o Senhor teu Deus...”(Êxodo 20:1-5)

Deus tem muitos sonhos para o homem.E dentre os vários sonhos de Deus,encontramos o sonho de transformar o Seu povo em povo livre,porque eles viviam como escravos.Não é bom viver como escravo.Deus nunca sonhou para nós,Seus filhos,uma vida de escravidão.

O escravo não pode sonhar.Essa,inclusive,é a grande luta do escravo.E Deus faz uma proposta para o povo de ser o Senhor da vida deles.

A palavra mandamento,na língua portuguesa,é quase uma imposição e dá a ideia de um Deus tirano que quer nos obrigar a aceitar os Seus mandamentos.E não é essa a vontade de Deus.Os 10 Mandamentos não são 10 imposições,mas 10 desafios,por isso Ele mesmo escreveu. Deus não queria impor os 10 Mandamentos.

Se fosse imposição da parte de Deus,então não seria vantagem sair do jugo de Faraó. Você sabe que ninguém sai de um emprego para ir para outro se a proposta é a mesma. Mas se a proposta é melhor,a pessoa sai na hora.

Os 10 Mandamentos eram uma proposta melhor para o povo.Por isso,a palavra mandamento não tem a ideia de tirania.A ideia dos 10 Mandamentos era uma proposta de Deus para que o povo deixasse de ser escravo e começasse a sonhar com um reino sob o Seu domínio.Assim eles seriam livres.

O escravo não pode planejar.No Egito,o povo de Deus como escravo,não podia planejar, pois não tinham ideia do amanhã.Porque o escravo não pode fazer planos,já que ele não tem vontade própria.A vontade do escravo é determinada pelo patrão.

O escravo não pode liderar.O escravo é obrigado a fazer o que o patrão manda.E como Deus não queria que eles fossem dominados,disse ao povo que Ele era Deus.O povo não O amaria por obrigação,mas por vontade própria.O princípio de Deus é que O amemos por opção.

Com o escravo,é diferente.Ele,além de não poder sonhar,planejar,liderar,ele gera filhos escravos.Filho de escravo nasce escravo.Na senzala,quando a mulher engravida de um escravo,o filho que ela carrega no ventre não é dela,mas do patrão.E a nação de Israel se encontrava na mesma situação.Eles não podiam casar com quem desejassem, não podiam gerar filhos livres e o Reino de Deus não existia para eles.

Deus vem e fala a eles que queria ser o Deus deles e reinar sobre eles.Eles não precisariam ter vários deuses,porque Ele seria o Senhor que os tiraria da terra do Egito e da casa da servidão.

Deus queria o povo livre,adorando-O com liberdade e celebrando o Seu domínio sem tirania,sem medo.E o Senhor dá a eles o 2º mandamento,para que não adorassem deuses visíveis.

Deus havia estabelecido para eles algo muito maior.Não havia como o povo fazer uma imagem de Deus.E eu encerro esta palavra dizendo que Deus não quer que o filho ande encurvado diante de deuses como escravos.O escravo anda encurvado,o filho não.

Existem pessoas muito católica e elas colocam uma casinha e dentro dela uma imagem, porque acreditam que aquela imagem guarda a sua casa.Deus faz exatamente diferente, Ele criou todas as coisas e não colocou imagem,mas o homem no Jardim do Éden e disse que ele teria a Sua imagem e semelhança.

Você pode sonhar.Você pode planejar.Você pode liderar.E tudo isso não apenas para você,mas também para os outros.Deus tem mais para você.Você é livre e seus filhos também são livres.Você não é escravo e Deus não é tirano.Louve-O!

Porque você é livre foi que Deus falou que chamaria o Seu povo para fazer festa para Ele.Somos livres nEle.O Senhor nos levanta e nos liberta como filhos hoje e para sempre.


Nenhum comentário: