domingo, 24 de janeiro de 2010

A Deus sempre o melhor...


O livro do profeta Malaquias,nos ensina que o nosso Senhor merece a preeminência na nossa vida

O livro de Malaquias é bastante conhecido como o livro que fala sobre os dízimos e as ofertas.O Senhor dá uma linda promessa para aqueles que forem fiéis no que diz respeito a devolver ao Pai as nossas primícias;aquilo que dele mesmo recebemos para mantimento de nossa vida (Ml 3.10).Mas se lermos o livro desde o seu início, perceberemos que Deus usa o profeta Malaquias para exortar os sacerdotes no que se refere às ofertas entregues ao altar por eles.

Com certeza,estava acontecendo alguns “probleminhas” naquele tempo.No capítulo 1,a partir do verso 6,Deus dá uma dura palavra aos sacerdotes,pois os mesmos estavam oferecendo a Deus as sobras no lugar das primícias.Veja o que disse o Senhor:“O filho honra o pai,e o servo o seu senhor;se eu sou pai,onde está a minha honra?E,se eu sou senhor,onde está o meu temor?diz o Senhor dos Exércitos a vós,ó sacerdotes,que desprezais o meu nome.E vós dizeis:Em que nós temos desprezado o teu nome.

Os sacerdotes da época,aqueles escolhidos para servir ao Senhor diretamente no lugar Santo e no Santo dos Santos,estavam entregando no altar de Deus sacrifícios e ofertas que não serviam para o Senhor.Por mais que eles achassem que estavam fazendo a coisa certa,o Senhor não estava se agradando do que eles ofereciam a ele.Se continuarmos a ler o capítulo 1,veremos os seguintes versos: “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo,e dizeis:Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível.Porque,quando ofereceis animal cego para o sacrifício,isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo,isso não é mau?Ora apresenta-o ao teu governador;porventura terá ele agrado em ti?ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos Exércitos.” (v.7-8).Nesse aspecto,vemos que os sacerdotes estavam desobedecendo ao Senhor.

Desde o livro de Gênesis,o Senhor pede que lhe entreguemos como oferta as primícias, o melhor do gado,o melhor da terra! A oferta de Abel,por exemplo,foi aceita pelo Senhor porque ele entregou a preeminência, o melhor para Deus. Caim, por sua vez, deu também uma oferta,mas não era a melhor (Ge 4.1-6),e isso não agradou ao coração do Pai.

Os sacerdotes do tempo de Malaquias,haviam se “esquecido” disso e estavam oferecendo pão embolorado e animais cegos e coxos como oferta ao altar do Senhor (v.13).Para eles,não importava a oferta; importava o ato de entregá-la.

Às vezes,nos pegamos em situação semelhante.Entregamos a Deus qualquer tipo de oferta e achamos que estamos fazendo um “favor” a ele.Talvez você possa dizer:“Mas Deus conhece o meu coração!”.É verdade!Mas não podemos usar da onisciência do Senhor para justificar nossos erros.Será que realmente estamos fazendo um “favor” para aquele que tem todo o poder de criar e de fazer qualquer coisa?Será que o que importa realmente é mostrar que estamos fazendo,não importando como?

Quando estamos apaixonados por alguém fazemos de tudo para agradar a esse alguém.Se for preciso dar um presente,isso fica mais evidente ainda!Se pudéssemos,daríamos um carro 0 Km à pessoa amada,ou qualquer outro presente que agradasse o seu coração, não é verdade?Seria impossível demonstrar que amamos alguém dando a ele ou a ela algo estragado,ou de péssima qualidade.Sempre desejamos dar o melhor a quem amamos! E por que com o Senhor fazemos isso?Por que damos a Deus as sobras?

Os sacerdotes ainda questionaram ao Senhor:“Ah,estou ofertando,o que isso tem de ruim?”.Em outras palavras:“O que importa é o meu coração!”.“Ora,apresenta-o ao teu príncipe;terá ele agrado de ti? Ou aceitará ele a sua pessoa? diz o Senhor dos exércitos.” Essa foi a resposta do Senhor aos sacerdotes.Deus não estava se agradando do que eles estavam fazendo!
Sempre digo que tenho um “espelho espiritual” e me vejo,muitas vezes,fazendo o mesmo:entregando as sobras ao Senhor e ainda me achando na razão! Isso certamente acontece ou já aconteceu com você também.

Que como sacerdotes do Senhor,possamos dar o nosso melhor a ele!Que realmente o Senhor possa estar no centro do nosso coração.Que possamos lembrar qual oferta temos oferecido ao Senhor e,verdadeiramente,voltar ao primeiro amor!

Deus os abençoem!

Nenhum comentário: