terça-feira, 10 de novembro de 2009

Adoração, adentrando na intimidade de Deus ...


No dicionário,a palavra adoração significa:“Render culto a uma divindade.Venerar.Amar extremamente,idolatrar”.

Todas as definições acima são atos em que o cristão autêntico só pode apresentar para Deus.

Um verdadeiro adorador é aquele que consegue apresentar para Deus atos e palavras que demonstram um amor extremo,incondicional;uma satisfação e prazer em estar diante de Deus.

Deus está em busca de verdadeiros de adoradores. Eu fico imaginando Deus sentado no seu sublime trono,durante um culto de louvor e adoração,observando o coração da sua Igreja.Imagino Ele analisando cada participante do culto,em busca de um verdadeiro adorador.Em sua poderosa onisciência,ele observa os corações,e se depara com uma situação muitas vezes desagradável no seio de sua igreja.

Pessoas em um “momento de louvor e adoração”,porém com suas mentes totalmente voltadas para as coisas naturais, problemas financeiros,sentimentais.Pensam em tudo,mas não conseguem adorar a Deus.

Exatamente por isso!Suas mentes não conseguem adorar a Deus em Espírito e em verdade. Eles adoram a Deus na medida de seus medíocres problemas humanos.

Quando finalmente entendemos que Deus é imensamente maior do que nossas mediocridades,temos a possibilidade de nos aproximar um pouco da intimidade de Deus. Porém Deus nos dá dicas importantes em sua palavra,nos possibilitando chegar em uma situação espiritual que poucos ousam a experimentar.Algo de certo modo fácil, porém requer renúncias e ousadias.Fique preparado,continue lendo este texto.Em breve você poderá adentrar na intimidade de Deus.Só depende de você!

“Mas a hora vem,e agora é,em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito,e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”(João 4.23,24)

Diversas maneiras de adoração verdadeira:

Antes de mais nada,amados,entenda o meu expressar ao citar “adoração verdadeira”.Eu pretendo falar de adoração de uma forma profunda,clara e aberta,não apenas o tocar de um violão,e o repetir de palavras decoradas.

Veremos mais a frente alguns tipos de adoração que devemos sempre ministrar para nosso Deus:


1.Adoração quebrantada e contrita:

“O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado;ao coração quebrantado e contrito não desprezarás,ó Deus.”(Salmo 51.17)

Quebrantar significa quebrar,amansar,domar,diminuir o vigor ou tirar a energia; debilitar-se,enfraquecer-se.

Quando Deus nos requer um coração quebrantado,ele nos ensina que não podemos adorá-lo enquanto não nos diminuirmos.João Batista diz em uma de suas declarações acerca de Jesus:“É necessário que Ele cresça, e eu diminua”.Deus só é engrandecido na vida de um crente,quando este crente aprende a se diminuir.

Para prestar uma oração quebrantada, precisamos ser sinceros diante de Deus, confessando que não podemos ser nada sem ele.Tudo que conseguimos,tudo que fazemos, todos os nossos sucessos vem dele.Devemos suplicar mais de sua companhia,afinal sem ele,não poderemos sequer acordar vivos amanhã.Muitos se esquecem disso.

Precisamos realmente nos humilhar debaixo das potentes mãos de Deus,para que no seu devido tempo ele nos exalte.Muitos se tornam grandes empresários,grandes pregadores e cantores,grandes profissionais,e esquecem de agradecer a Deus.Às vezes crêem que eles mesmos conseguiram alcançar o sucesso.Glorificam sua inteligência,sua performance,e diminuem o Deus da promessa.Precisamos aprender a adorar a Deus com um coração quebrantado e contrito.

Contrito,por sua parte,significa arrependido.Além de engrandecer a Deus,o adorador precisa arrepender-se de seus momentos maus.Arrepender-se de seus pecados,e santificar-se.Sem a santidade,o ninguém verá o Senhor.



2.Adoração com cânticos espirituais:

Alguns pensam que adorar em cânticos espirituais é louvar a Deus com línguas estranhas.Isso pode até ser parte de uma ministração de adoração espiritual,mas não é a essência dela.

Cânticos espirituais são louvores de adoração a Deus em forma de música cantada.A música é uma ferramenta criada por Deus,usada para transmitir mensagens de forma melódica e harmônica.Usamos a música para adorarmos a Deus de diversas formas, vejamos algumas delas:

a) Cânticos de júbilo:

“Aquele que sai chorando,levando a semente para semear,voltará com cânticos de júbilo,trazendo consigo os seus molhos.”(Salmo 126.6)

Júbilo é alegria,devemos sempre entoar cânticos de júbilo para Deus,pois sempre temos algo para agradecer.Na vida cristã,constantemente enfrentamos lutas,semeamos vitórias,e colhemos a vontade de Deus.Certamente,a todo momentos colhemos bênçãos, semeadas anteriormente.Por isso,nossa boca deve estar sempre cheia de cânticos de júbilo.


b)Cânticos de louvor:

“Pois desde a antigüidade,já nos dias de Davi e de Asafe,havia um chefe dos cantores, e havia cânticos de louvor e de ação de graça a Deus.”(Neemias 12.46)

Louvor é adoração e exaltação.O crente precisa adorar a Deus,separando momentos especiais para declarar as suas grandezas.Elogiar ao senhor.Todo pai gosta de ser elogiado por seus filhos,toda criatura deve elogiar a o criador.


c)Cânticos de livramento:

“Tu és o meu esconderijo;preservas-me da angústia;de alegres cânticos de livramento me cercas.”(Salmo 32.7)

O cântico de livramento é uma adoração profética e intercessora.Quando ministramos este tipo de cântico,ao mesmo tempo declaramos o poder de Deus para dar livramento aos problemas e lutas de seu povo,e através de palavras de autoridade espiritual, repreendemos toda a ação do malígino.


d)Cântico novo:

“Pôs na minha boca um cântico novo,um hino ao nosso Deus;muitos verão isso e temerão,e confiarão no Senhor.”(Salmo 40.3)

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas;a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.”(Salmo 98.1)

Este tipo de adoração depende da criatividade de cada um.Quando leio este versículo, dentre outras coisas,entendo que o adorador deve inovar em suas palavras diante de Deus.Alguns crentes só conseguem dizer duas coisas para Deus:“Glória,e aleluia”.Não tem criatividade,não tem ousadia,não tem intimidade.Jamais pensaram em adorar a Deus de uma forma diferente,íntima,radical.


e)Cântico de vitória:

“Nas tendas dos justos há jubiloso cântico de vitória; a destra do Senhor faz proezas.” (Salmo 118.15)

Não creio que o crente pode determinar sua vitória,pois a vitória vem das mãos do Senhor e dependem de sua vontade.Porém creio que devemos profetizar vitória sobre nossas vidas,vitória sobre nossa nação.O Senhor é Deus de vitórias,mesmo que a vitória de Deus seja diferente do que imaginamos ser melhor, ele sempre dá vitória. Quando adoramos com cânticos de vitórias,ministramos a queda de nossos inimigos. “Cante a vitória,Jericó caiu!!!”


f)Cântico com a língua:

“Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos.Então se dizia entre as nações:Grandes coisas fez o Senhor por eles.”(Salmo 126.2)

O lindo texto diz que o povo aprendeu a louvar a Deus com seus lábios,a partir do momento que Deus restaurou suas vidas,os livrando do cativeiro.Se Deus te tirou do cativeiro,te livrou das garras de Satanás,jamais ouse a ficar com os lábios fechados diante de um momento de adoração.Abra sua boca,e com sua língua adore ao Senhor.


g)Cânticos de Sião:

“...pois ali aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções;e os que nos atormentavam,que os alegrássemos,dizendo:Cantai-nos um dos cânticos de Sião.”(Salmo 137.3)

Na declaração do salmista,ele diz que o povo Israel estava preso em cativeiro, aqueles que prenderam o povo diziam:“Cante-nos um dos seus cânticos de Sião para alegrar nosso coração.”

Certamente é o toque do Espírito Santo,que o mundo não conhece.

h)Cântico do Cordeiro:

“E cantavam o cântico de Moisés,servo de Deus,e o cântico do Cordeiro,dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras,ó Senhor Deus Todo-Poderoso;justos e verdadeiros são os teus caminhos,ó Rei dos séculos.”(Apocalipse 15.3)

Em Êxodo 15.1-18,Moisés entoa um cântico ao Senhor,exaltando a Deus pela forma poderosa em que Ele livrou o povo de Israel dos domínios do Egito e de faraó, levando-os para a terra prometida.

João viu a igreja ministrando o mesmo cântico de Moisés,mas agora chamado cântico do cordeiro.Do mesmo modo que Deus usou Moisés para libertar o povo do Egito,levando-os à terra prometida, Deus usou Jesus,o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.Nos livrou do império das trevas,e nos trouxe para o reino do filho do seu amor.Devemos ministrar adoração a Deus,jamais nos esquecendo de declarar estes grandes feitos de Jesus.

3.Adoração com ofertas e dízimos:

“Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome;trazei oferendas,e entrai nos seus átrios.”(Salmo 96.8)

Estude todo o salmo 96.É maravilhoso e completo o convite do salmista,para o povo adorar a Deus.Porém neste versículo 8,o salmista é claro em suas palavras.A igreja deve adorar a Deus mexendo com um dos maiores “ídolos” já existente em toda a humanidade – o dinheiro.

Um adorador verdadeiro precisa ser liberal.Não pode estar amarrado ao materialismo e aos bens deste mundo.O verdadeiro adorador deve ser capaz de repetir as sábias palavras de Jó:

“Então Jó se levantou,rasgou o seu manto,rapou a sua cabeça e,lançando-se em terra, adorou;e disse:Nu saí do ventre de minha mãe,e nu tornarei para lá.O Senhor deu,e o Senhor tirou;bendito seja o nome do Senhor.Em tudo isso Jó não pecou,nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1.20-22)

Jó entendia que nada levaria desta terra.O crente que não entrega os dízimos e as ofertas a Deus,não está pronto para adorar.Absolutamente,não está preparado.Muitos crentes são “uma bênção” dentro da igreja,mas são idólatras,avarentos.Idolatram seu dinheiro,seu dízimo,seus bens.Com um sobro de sua boca,Deus pode os transformar em miseráveis,e assim talvez reconheçam que Deus quer ser louvado.Deus é maravilhoso, justo,amoroso,mas não divide sua glória com outros.Ele é único,e o dinheiro jamais será Deus sobre a vida de um adorador verdadeiro.


4.Adoração santa:

“Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos;tremei diante dele,todos os habitantes da terra.”(Salmo 96.9)

Depois de falar de adoração com dízimos e ofertas,o salmista continua o texto de salmo 96,falando sobre adoração santa.Vamos analisar o versículo acima em partes:


a) “Vestidos de trajes santos” – fala de duas coisas diferentes,porém ambas importantes na vida do adorador.A primeira é a vestimenta.O adorador deve usar vestes santas,e santa significa separada do mundo,diferente.Não significa que devemos usar terno,gravata,calça,saia comprida,especificamente.São bons exemplos de vestes santas, mas não são os únicos.

Eu costumo dizer que o crente deve se olhar no espelho antes de sair de casa,e se perguntar.Será que se Jesus estivesse no meu lugar,ele se vestiria desta maneira. Estou extremamente “escandalizado” com os costumes aceitos pelas igrejas atuais.Não sou a favor de doutrina de homens,porém acho que um líder espiritual deve orientar aos crentes, a se vestir de maneira santa.

Hoje muitas vezes vemos na igreja,homens e mulheres desfilando com roupas extravagantes e até sensuais.Parece mais um shopping de modas,do que um culto de adoração.Calças coladas que modelam todas as curvas de mulheres,e até de homens. Saias compridas até o pé,mas um “lascado” tão grande quanto a saia,mostra toda a perna das irmãs.

Maquilagem tão exagerada que as irmãs já não choram mais na presença de Jesus,para não desfazer a maquilagem.

Outros não batem palmas para não suar.O sangue de JESUS tem poder!

Ao falar de trajes santos,também devemos falar de santidade no sentido espiritual. Quando o crente está revestido de um “traje santo”,na verdade está revestido de atitudes santas.O crente não que vive diariamente em santidade não está pronto para seu um adorador.

b)Tremei diante dele – muitas vezes a bíblia fala de temor,mas agora falamos de TREMOR, de tremer.De sentir medo.Não podemos ser crentes renovados e íntimos a ponto de esquecer que Deus é SENHOR TODO PODEROSO,e que abomina o pecado,a hipocrisia e a mentira.

Trema diante de Deus,exercite isso.Exercite o tremor,e o temor.Siga os conselhos acima,mantenha uma vida de oração e adoração,e você verá a gloria de Deus.Você poderá adentrar,verdadeiramente,a intimidade de Deus.





Nenhum comentário: