segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Um tempo a sós com Deus...


Para que haja intimidade é preciso haver relacionamento.Se você deseja conhecer mais de Deus e ter intimidade com Ele,então você precisa se relacionar mais tempo com Ele.Para ser possível criar esse relacionamento, que levará à intimidade com Deus,é preciso desenvolver quatro coisas:tempo,comunicação, circunstâncias e atitude.


a.Tempo:
Se você deseja conhecer mais de Deus você precisa investir tempo com Ele.O tempo gasto com Deus irá regar as suas raízes,fortalecer o seu tronco e nutrir as suas folhas.

b.Comunicação:
Sem comunicação não podemos nos conhecer,e muito menos ter intimidade.Uma verdadeira comunicação é aquela que envolve falar e ouvir.Envolve falar não somente de fatos e idéias,mas expressar sentimentos e atitudes.Você precisa saber o que está no coração de Deus e também compartilhar o que está no seu.Deus se comunica com você através do seu espírito humano e da Palavra Dele escrita na Bíblia.E você se comunica com Deus através da oração que dirige a Ele.

c.Circunstâncias:
Conhecemos uns aos outros observando como agimos em certas circunstâncias.É através de alguns acontecimentos que vão surgir situações para você tratar com Deus e para Deus tratar com você.Portanto,será através de um tempo a sós com Deus diariamente, que você irá perceber como Ele está operando em você,e o quanto Ele está no controle, e como você está respondendo a Ele.

d.Atitudes:
Nossa atitude em relação a um relacionamento determina se ele é prioridade ou não.Se não estou interessado então não vou investir tempo junto com tal pessoa.Desenvolva desejo e fome de estar mais tempo com Deus e então você alcançará intimidade com Ele.
Esse desejo de estar mais tempo com Deus não é algo que surge automaticamente.É preciso que haja um esforço e planejamento para separar um tempo todos os dias para estar com o Senhor,a sós.O amor de Deus por você não vai mudar porque você não tem conseguido separar esse tempo,mas a sua intimidade com Ele ficará comprometida,pois ela depende de passar mais tempo juntos.Sem esse tempo junto com Deus você terá dificuldade de reconhecer a Sua voz e entender a Sua vontade.Deus sempre continuará sendo seu Pai amoroso,mas você não desfrutará da sua amizade e intimidade se não tiver um relacionamento diário com Ele.Por isso,queremos compartilhar algo com você para que possa ter esse tempo diário com o Pai.

1.A importância de um tempo com Deus:
Veremos alguns motivos pelos quais o seu tempo a sós com Deus deve ser prioridade máxima em sua vida:O primeiro é que você foi criado para ter comunhão com Deus. Porque você acha que foi criado à imagem e semelhança de Deus,como nos mostra Gênesis 1:27-28?Simplesmente porque não dá para ter comunhão com seres diferentes de nós. Deus queria ter comunhão com você e por isso Ele o fez parecido com Ele mesmo.
O segundo motivo é que Deus está desejoso de ter comunhão com você.A iniciativa da comunhão entre o Criador e o homem foi de Deus,e a Bíblia mostra isso em 1 Coríntios 1:9 “Deus é fiel e chamou vocês para que vivam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor.”O terceiro motivo é porque o tempo a sós com Deus é o segredo do poder espiritual na sua vida.Vemos na Palavra que Jesus tinha muitos momentos a sós com o Pai e isso lhe dava poder para resistir às tentações e expressar o poder de Deus na sua vida.Muitos textos nos mostram que“Ele saia para lugares desertos e ali orava”(Mc.1:35)O quarto motivo é que você precisa comer o pão espiritual todos os dias para ser saudável e até para continuar vivo espiritualmente.Muitos não desfrutam da vida verdadeira porque não separam tempo para estarem a sós com Deus.Jesus disse em Mateus 4:4 “...O ser humano não vive só de pão,mas vive de tudo o que Deus diz.” Você alimenta seu corpo material todos os dias ou apenas de vez em quando?
Da mesma forma que o corpo precisa do alimento material nosso espírito precisa do alimento espiritual.


2.Como iniciar um tempo com Deus.

a.Escolha uma hora apropriada:
Você pode separar um tempo para Deus em qualquer hora do dia,mas a orientação bíblica e a experiência mostram que a parte da manhã é o melhor momento.Há muitas razões para isso:
•A melhor hora para se afinar o instrumento é antes do concerto e não depois,não é mesmo?No seu tempo a sós com Deus você se prepara para enfrentar o seu dia.
•É uma atitude que demonstra que Deus é prioridade na sua vida.Prefira estar primeiro com Deus do que fazer qualquer outra coisa ou atender qualquer outra pessoa.
•Você dá a Deus a melhor parte do seu dia – as primícias do seu tempo.
•O início da manhã é o momento quando você está mais tranqüilo,tem a mente menos sobrecarregada e o seu corpo está descansado. Isso facilita receber mais do Senhor.
•O rei Davi e o próprio Jesus tinham o hábito de orar pela manhã – Veja Sl.143:8 e Marcos 1:35.

b.O tempo apropriado:
Esse é um caso em que a qualidade é mais importante que a quantidade.Todavia tenha o propósito de gradualmente ir aumentando o seu tempo com Deus.
•Comece com 15 minutos,mas vá aumentando progressivamente.
•Não fique olhando no relógio.
•Lembre-se:estar com o Senhor não é uma mera obrigação mas um privilégio.

c.Escolha um lugar apropriado:
Jesus tinha o costume de orar no Monte das Oliveira.Lucas 22:39 diz que“Jesus saiu e foi,como de costume,ao monte das Oliveiras;e os seus discípulos foram com ele”
Encontre um lugar onde você possa ter privacidade e onde as pessoas não o interrompam.

3.Como superar os obstáculos:
Dois inimigos se levantarão para impedir o seu tempo com Deus.O seu corpo e o diabo.
Para vencer o seu corpo tome as seguintes atitudes:
•Vá para a cama mais cedo.Se você dorme tarde é inevitável que tenha dificuldade de levantar cedo e,se o fizer,ainda assim ficará sonolento.Use um despertador se for necessário.
•Não tenha o seu tempo com Deus deitado na cama.(a não ser que esteja doente)
•Fique alerta contra as distrações.
•Leia a Bíblia e ore em voz alta.Isso ajuda a manter a sua concentração e tira a sonolência.
•Compartilhe com outras pessoas o que você tem recebido de Deus no seu tempo a sós com Ele.Quanto mais você compartilha,mais você se motiva a continuar.

Para vencer o diabo tenha consciência de que ele vai tentar usar todo tipo de coisas para distrair sua mente durante seu tempo a sós com Deus.Por isso esteja alerta contra ele.
•Rejeite pensamentos negativos de que não está adiantando nada aquele tempo com Deus. Tais pensamentos procedem do maligno a fim de parar você.
•Não permita pecado consciente não confessado em sua vida.Pecados conscientes não confessados produzem uma base espiritual para o diabo lhe resistir.
•Não tenha esse tempo de forma apressada.A pressa é sinal de que o inimigo conseguiu laçar você com as preocupações do dia a dia.Nesse período que você escolheu,fique calmo,tranqüilo e relaxe na presença do Senhor.

A última tática do maligno será minar a sua perseverança e constância na disciplina. Esse é o maior problema.Começar é fácil,o difícil e continuar.A melhor forma de superar essa tática maligna é fazendo um voto com Deus e pedindo ao irmão que está fazendo esse estudo com você que cobre de você o seu tempo com Deus,diariamente.
Lembre-se que vencedores fazem diariamente aquilo que derrotados fazem apenas ocasionalmente.O sucesso de sua vida depende daquilo que você faz diariamente.

4.O que fazer em seu tempo com Deus:
Antes de tudo lembre-se que o objetivo desse tempo não é estudar sobre Jesus,mas desfrutá-lo.Não adianta nada saber tudo sobre laranja,como cor,composição química, valor nutricional,como plantar,como colher,e nunca chupar para sentir o sabor dessa laranja.Saber tudo sobre laranja não lhe encherá de vitamina C.Mas se você chupar e receber o suco dela em você será beneficiado.Mais importante do que saber sobre Jesus é tomá-lo e desfrutá-lo a cada dia. Você desfruta dEle na oração,no louvor,na adoração,na Palavra e em uma série de disciplinas espirituais.
Vamos sugerir que em seu tempo a sós com Deus haja os seguintes momentos:

a.Confesse seus pecados.Permaneça quieto e reflexivo.Relaxe.Prepare seu coração para ouvir de Deus.Respire fundo algumas vezes e espere em Deus.O Espírito Santo poderá convencê-lo de algum pecado.Confesse-o e sinta a paz de Deus encher o seu coração. Leia 1 João 1:9.

b.Agradeça a Deus.A Palavra de Deus diz:“e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões.Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”.(1 Tess 5:18).Isto significa que devemos ser gratos a Deus por tudo o que temos e,cremos que o que acontece conosco vai resultar bênção no final. Agradecer mesmo quando não sentimos vontade não é hipocrisia,mas obediência.Jamais negligencie as ações de graças.Veja algumas dicas:
•Enumere tudo aquilo que Deus tem feito na sua vida e agradeça-O.
•Seja bem específico.Desenvolva um coração grato diante de Deus.Isto traz satisfação e alegria.
•Não reclame de nada,mas agradeça por tudo.
•Leia Salmos 100:4 e Filipenses 4:6

c.Adore e louve ao Senhor:
O louvor é por aquilo que Deus tem feito.Adoração é por aquilo que Deus é.O maior livro da Biblia,o livro de Salmos,é constituído inteiramente de louvores a Deus.Para nós,os filhos de Deus,é um prazer e privilégio adorá-lo.Leia Salmos 146:2 e 113:3.
Algumas dicas para esse momento com Deus:
•Declare aquilo que Deus tem feito em sua vida e exalte-o por isso.
•Cante alguns cânticos que você sabe e gosta.
•Grite alguns “aleluias” ou “glórias a Deus”.Isto vai aquecer o seu espírito.
•Experimente usar um CD de músicas de adoração durante seu tempo com Deus.
•Use o livro de Salmos como guia de adoração,confessando em voz alta versículos de exaltação a Deus.

d.Intercessão:
Interceder é orar a favor dos outros,pelas necessidades deles. Deixar de interceder por aqueles que nos são próximos,como amigos e família,é pecado diante de Deus.Em 1 Samuel 12:23 lemos “Quanto a mim,não deixarei de orar por vocês,pois do contrário estaria pecando contra o SENHOR. E eu lhes ensinarei o caminho bom e direito.”
•Faça uma lista daquelas pessoas que Deus colocou no seu coração.
•Mantenha uma lista dos alvos de oração da Igreja.
•Ore por sua célula e pelos colegas de trabalho,vizinhos,etc.

f.Leitura da Palavra:
Embora Deus possa falar com você de diversas maneiras,a Bíblia é o meio mais importante pois veja o que diz 2Timóteo 3:16-17.Ela serve para nos ajudar em tudo.

5.DICAS PRÁTICAS:
•Escolha um lugar sossegado e mantenha a constância.
•Não mude o horário a cada dia.
•Faça de seu tempo com Deus sua prioridade máxima.Busque-o em primeiro lugar.
•Use um CD de adoração para inspirá-lo no seu tempo a sós com Deus.

e.Petição/súplica:
A vontade de Deus é responder as suas orações.Jesus disse que todo o que pede recebe (Mt.7:7).Alem disso ele quer que a sua alegria seja completa e,para isso,Ele sabe que os seus desejos precisam ser realizados.Veja o que Jesus disse em João 16:24 “Até agora vocês não pediram nada em meu nome;peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.”
Aqui vão algumas dicas para fazer orações que funcionam:
•Defina o que você quer de Deus em termos claros.
•Busque na Bíblia textos que se referem ao que você deseja e reivindique.
•Creia que Deus já atendeu a sua petição e que a resposta já esta a caminho.
•Rejeite toda dúvida que vier quanto ao fato de que Deus já respondeu a sua oração.
•Louve a Deus até a materialização da resposta ao seu pedido.

Que Deus os abençõe!!!!

Nenhum comentário: