terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aprenda a ofertar...


A maioria de nós,brasileiros,fomos criados com a mentalidade de que a pobreza é uma virtude.Fomos ensinados que o pobre é humilde,que ele está mais perto de Deus e que pedir ao Senhor dinheiro ou bens é errado.Assim você foi criado numa mentalidade de miséria.Porém,a Palavra de Deus nos ensina que a pobreza não é algo que Deus planejou para seus filhos.Antes de Deus criar o homem, plantou um belo jardim e o deu para ser morada e local de prazer do primeiro casal.A beleza daquele jardim era uma grande riqueza na vida do homem.A pobreza só pode entrar no mundo por causa da desobediência que gerou o pecado.Isto nos faz concluir que sempre que pecamos,quebrando ordens e princípios divinos,deixamos de merecer desfrutar das riquezas que Deus preparou para seus filhos obedientes.Embora a pobreza esteja vestida com aparência de humildade,ela é algo desagradável na vida do homem, e Deus a permite muitas vezes com finalidade didática,para que o pecador ou desobediente sinta o desconforto e queira se acertar com o Senhor.Não podemos crer que o Senhor do Céu e da Terra,dono do outro e da prata e de tudo que na terra há, planejou fazer alguns de seus filhos viverem em miséria e pobreza para que Ele tenha algum prazer.Assim como em Ezequiel 18:23 o Senhor diz:“Vocês pensam que eu gosto de ver um homem mau morrer?—pergunta o SENHOR Deus. —Não!Eu gostaria mais de vê-lo arrepender-se e viver.” – Deus não sente prazer na morte de um pecador e nem no sofrimento causado pela pobreza de alguém que faz parte de seus filhos.
Em Deuteronômio 28:15-18 lemos que a desobediência às leis de Deus traria como um dos castigos,a maldição da pobreza – “v.18 – Deus os amaldiçoará dando-lhes pequenas colheitas de trigo e de cevada e pouco alimento”.O pecado traz como uma de suas conseqüências,a maldição da pobreza.Agora que você veio para o reino de Deus,toda maldição está quebrada e a promessa de Deus para você é que “Se você quiser e me ouvir,você comerá o melhor desta terra” (Is. 1:19)A promessa é que o Senhor é o seu pastor e nada lhe faltará (Sl 23:1)Chega de comer bem apenas aos domingos;chega de roupa rasgada e sapatos furados;chega de cama quebrada e colchão velho;chega de telefone, água e luz cortados por falta de pagamento; chega de carro fundindo o motor; chega de morar de aluguel ou em casa sem acabamento e cheia de goteiras; chega de comprar o pior por não ter dinheiro para o melhor; chega de ser analfabeto; chega de nome protestado; chega de receber salário mínimo. Você agora é filho de Deus. O dono de toda provisão e riqueza é seu pai e, Ele lhe deu as chaves da abundância e da prosperidade dos seus depósitos.Deus não negará nada a você.Todavia,essa promessa é apenas para os filhos que se consagram a Deus e entregam tudo ao controle dele e,que por isso, já não são governados por “Mamon” o deus deste século.A maneira como Deus estabeleceu para que você fosse livre de mamon é sendo fiel a Ele na entrega do que Ele diz que é dEle – os dízimos e as ofertas.(Malaquias 3:6-12)

Se Deus diz “...ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa”, qualquer desculpa para não fazer isso é considerada como ato de desobediência ao que Deus mandou e portanto trás as conseqüências previstas pelo próprio Deus no texto de Malaquias - “v.9 – Todos vocês estão me roubando, e por isso eu amaldiçôo a nação toda”. Se você crê que Deus é sério no que diz, não pode se atrever a desobedecer-lhe e ainda ficar esperando bênçãos.

1.Por que eu devo ofertar?

a)Isso me faz parecido com Deus
Em João 3:16 lemos “Porque Deus amou o mundo tanto,que deu o seu único Filho...”.A maneira de Deus expressar seu amor por nós foi dando.No mesmo princípio,a maneira de eu expressar o meu amor a Deus é também dando algo que tem valor para mim.

b)O ofertar direciona o meu coração para Deus
Jesus disse em Mateus 6:21 – “Pois onde estiverem as suas riquezas,aí estará o coração de vocês”.Se para nós Deus é a maior riqueza,é para Ele que devemos direcionar nossas ofertas.

c)Ofertar honra a Deus:
Em Provérbios 3:9-10 lemos: “Adore a Deus,oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor.Faça isso,e os seus depósitos ficarão cheios de cereais,e você terá tanto vinho,que não será capaz de armazenar.”

d)Dar é um investimento:
“dai,e dar-se-vos-á; boa medida,recalcada,sacudida,transbordante,generosamente vos darão;porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”(Lucas 6:38)

e) O ato de dar traz a bênção:
“Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres.”Prov.22:9
“Quem é generoso progride na vida;quem ajuda será ajudado”.Prov.11:25

f) Dar é melhor que receber:
“Lembrem das palavras do Senhor Jesus:“É mais feliz quem dá do que quem recebe.:Atos 20:35

2.O que a Bíblia ensina sobre o dízimo.
A palavra “dízimo” significa a décima parte de alguma coisa.Dez por cento de tudo o que nos vem às mãos deve ser entregue ao Senhor,uma vez que o dízimo é santo,ou seja, separado exclusivamente para a obra de Deus na terra. Levítico 27:32 diz: “ O dízimo será santo ao Senhor”.

a)Os dízimos e as ofertas pertencem a Deus:
Se você deixa de entregá-los você está roubando a Deus.Quem diz isso é o próprio Senhor em Malaquias 3:8 “... vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas”.Se roubar a homens já traz problemas sérios em nossa vida,imagine roubar a Deus!No verso 9 de Malaquias 3 Deus fala pelo seu profeta: “Todos vocês estão me roubando,e por isso eu amaldiçôo a nação toda”.

b)O dízimo é diferente da oferta:
Dízimo é entregar a Deus o que Ele diz que é dEle,ou seja,dez por cento do que eu ganho,mas oferta é qualquer valor ou coisa que eu dou alem do meu dízimo.Oferta é um valor que eu dou a Deus retirado dos noventa por cento que são meus.Só podemos ofertar aquilo que é nosso.O dízimo é para proteção contra o devorador,enquanto a oferta é para prosperidade.Malaquias 3:11 diz que,se dermos o dízimo,o Senhor nos livrará do devorador.O dízimo mostra a nossa fidelidade e honestidade para com Deus, mas nossa oferta demonstra o nosso amor por Ele.O dízimo é devido porque Deus manda entregar o que é dEle,mas a oferta é um gesto de amor nosso por Deus.Pensando assim, quem diz que ama muito a Deus deveria dar-lhe uma oferta maior do que o dízimo.
O dízimo não é uma semente, mas as ofertas são sementes. A Palavra de Deus diz que aquele que semeia com fartura colherá com abundância por que Deus é fiel.“E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará;e o que semeia com fartura com abundância também ceifará”(2 Cor 9:6)

c)Ofertar as primícias também agrada a Deus:
Primícias fala dos primeiros frutos de uma lavoura.Êxodo 34:26 —“Todos os anos levem à casa do SENHOR,seu Deus,os primeiros cereais que vocês colherem”.Levítico 2:12 “Ofereça ao SENHOR os cereais que forem colhidos primeiro; “
As primícias são consideradas ofertas que damos ao Senhor.A oferta é algo além do dízimo,e justamente por isso é que toca o coração de Deus e traz bênçãos extras.Como hoje em dia todo ganho é calculado em cima de um mês(30 dias)para saber qual a primícia do seu salário basta dividi-lo por trinta dias.O primeiro dia é sua oferta de primícia ao Senhor.

3.Porque devo entregar o meu dízimo?

a.Porque Deus ordena que faça.
“A décima parte das colheitas,tanto dos cereais como das frutas,pertence a Deus,o SENHOR,e será dada a ele”(Lev. 27:30)

b.Porque Jesus era dizimista:
Ele disse que veio cumprir a Lei,logo Ele foi dizimista.E se Ele foi nós também devemos ser.Veja o que Ele disse em Mateus 23:23 “Ai de vocês,mestres da Lei e fariseus,hipócritas!Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã,da erva-doce e do cominho,mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei,que são:o de serem justos com os outros,o de serem bondosos e o de serem honestos.Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer,sem deixar de lado as outras”

c.O dízimo me lembra que tudo o que tenho me foi dado por Deus.
Em Deut. 8:18 lemos:“Lembrem do SENHOR, nosso Deus,pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas.Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassado”.

d.O dízimo expressa a minha gratidão a Deus:
“porém cada um deve fazer a sua oferta de acordo com as bênçãos que o SENHOR,nosso Deus,lhe tiver dado”(Deut 16:17)
“Que posso eu oferecer a Deus,o SENHOR,por tudo de bom que ele me tem dado?”(Sal 116:12)

e.Deixar de dar o dízimo é roubar a Deus:
“Eu pergunto:“Será que alguém pode roubar a Deus?”Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam:“Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas.Todos vocês estão me roubando,e por isso eu amaldiçôo a nação toda.”(Mal. 3:8,9)

f.O dízimo libera bênção sem medida da parte de Deus:
“Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos”(Mal.3:10)

g.O dízimo é proteção contra o diabo:
“Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas plantações,e as suas parreiras darão muitas uvas.”(Mal.3:11)

4.Dicas práticas:

•Não fique guardando o seu dízimo.Entregue-o imediatamente no culto da igreja.Se você recebe semanalmente,quinzenalmente ou mensalmente,entregue o seu dízimo no primeiro culto após o recebimento.Em 1 Cor.16:2 está escrito:“Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro,de acordo com o que cada um ganhou.....”

•Ninguém tem autoridade para administrar os próprios dízimos e nem mesmo as suas ofertas.Quem administra é a casa do Senhor.O que passa disso é do maligno.Não dê dízimos para profetas,evangelistas itinerantes,ou mesmo orfanatos,asilos,ou qualquer outra instituição.

•Todo dízimo deve ser trazido para a Igreja onde você é cuidado e alimentado. Entregar o dízimo em outra igreja é como um homem casado que dá dinheiro para outras mulheres;isso é prostituição espiritual.

•Nenhum pastor tem autoridade para liberar alguém de dar o dízimo.Nem um homem pode autorizar alguém a deixar de obedecer a Palavra de Deus.

•Dê o dízimo antes de fazer qualquer pagamento.Quem primeiro paga as contas para depois entregar o dízimo está pecando.Mostra que Deus não é prioridade.

•O dízimo deve ser de tudo,ou seja,de horas extras,venda de bens móveis e imóveis, investimentos,presentes,etc.De tudo que você for abençoado separe o dízimo para Deus.

•Seja organizado.Faça o controle de todas a suas entradas,quer sejam poucas ou muitas.Só assim você será um dizimista fiel;caso contrário você pode estar a mercê do devorador.

•Um empresário somente será considerado fiel no dízimo se ele der o dízimo de sua empresa e não apenas de sua retirada mensal.

•Ninguém pode determinar à igreja o que fazer com o seu dízimo.Quem administra os dízimos são os presbíteros e pastores.

•Ninguém está isento de dar o dízimo.Nem pastor,nem missionário,nem apóstolo,etc.

•Deus não empresta o dízimo para ninguém.Quem conhece a verdade e deixa de entregar o dízimo está debaixo da maldição de roubar a Deus.

•Procure não vir de mãos vazias para o culto a Deus.Nós damos oportunidade para as ofertas em todos os cultos.Traga a sua oferta.O Senhor ordenou aos filhos de Israel em Êxodo 23:15:”... Que ninguém venha me adorar sem trazer uma oferta”

•Não toque trombeta quando você der oferta na Casa de Deus.Se você procura a glória de homens,esta será a sua recompensa.

Nenhum comentário: