quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Renúncia...


É imprescindível para um discípulo que deseja realmente ser discípulo de Jesus,renunciar a tudo aquilo que lhe impede de caminhar com o mestre Jesus.

Certa vez,em um momento decisivo aos seus discípulos Jesus disse:Se alguém quiser vir após mim(ser meu discípulo),negue-se a si mesmo(renuncie),e tome a sua cruz(seu corpo morto),e siga-me.(Mc 8.34)

A primeira coisa que observamos nesta afirmação é:Se alguém quiser.Isto fala de uma escolha,que nem seu Pastor pode decidir por você,nem seu discipulador,nem seu pai,nem sua esposa,nem mesmo Deus pode decidir isto por você,pois só você pode decidir renunciar,esta é uma opção exclusivamente tua,e você deve escolher:seguir o mestre ou não,ser seu discípulo ou não!

Muitas pessoas(multidões)seguiram a Jesus,mas nem todas foram feitas seus discípulos. Por que?Porque não renunciaram seu “eu”,não permitiram que o Senhor governasse 100% de suas vidas,assim aconteceu com o Jovem rico(Mc 10.17-21);com alguns discípulos que murmuravam(Jo 6.60-66)e até com alguns judeus que criam em Jesus(Jo 8.30-59).

Isto fala do segundo ponto que diz:Negue-se a si mesmo.Para ser um genuíno discípulo é preciso haver muita renúncia,pois sem renúncia,assim como um homem que carregando muitas pedras pesadas,fica para trás,não porque não queira seguir o mestre,mas por que não consegue acompanhar a rapidez de seu trabalho e desempenho.Da mesma maneira somos nós,muitas vezes queremos seguir o Mestre,mas estamos tão carregados de tantas coisas nossas(pedras)que não conseguimos acompanhar o nosso General.Vocês já têm experimentado um nível de renúncia durante este período que temos caminhado juntos, mas quero dizer-lhes,que somente aqueles que renunciarem a todas as pedras que tentamos levar,aquelas que chamando-as de boas obras,boas coisas,boas intenções,bons pensamentos,experiência de vida e coisas como estas,é que poderão ser discípulos do Senhor.Acrescente-se a isso o que Jesus disse:“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe,sua mulher,seus filhos,seus irmãos e irmãs,e até sua própria vida mais do que a mim,não pode ser meu discípulo.” Lc 14.26 (nvi).A renúncia é uma guerra constante e diária por isso Jesus continuou a dizer:“Qual é o rei que pretendendo sair à guerra contra outro rei,primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz,enviará uma delegação,enquanto o outro ainda está longe,e pedirá um acordo de paz.Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” Lc 14.31-33.

Você está entrando em um caminho que não tem mais volta,em uma guerra que somente voltará os vencedores,os que decidiram renunciar!!

O passo seguinte é:Tome a sua cruz.A cruz fala de seu corpo e alma mortos,mortos para o que?Para o pecado,para o desejo pessoal,para o “eu acho”,para o “eu sou assim mesmo”,para a satisfação pessoal,para o engrandecimento pessoal,para a glorificação pessoal, e para todos os outros eu’s...

Somente quem renuncia é que pode carregar o seu “eu” crucificado com Cristo,porque senão,você não consegue ir muito adiante em sua peregrinação,pois somente o jugo de Jesus é suave e seu fardo leve,todos os outros fardos que você pode tentar levar são muitos pesados e conseqüentemente,você não conseguirá seguir o mestre.Somente aquele que já morreu(renunciou)pode deixar os fardos para trás.

O outro passo é:Siga-me.Não adianta você querer,não adianta você renunciar,não adianta você morrer para o seu eu,se você verdadeiramente não o seguir.Seguir ao Senhor é fazer o que Ele quer,quando quiser e da forma que ele quiser.Muitos chegam até aqui com muito “louvor”,mas quando têm que esperar o comando de Deus para fazer, não esperam,se desculpam com falsos discursos e dizem:“Não dava mais para esperar,as pessoas precisavam de um instrumento de Deus como eu”.E aí se lançam a fazer uma obra pessoal,sob o argumento de que Deus é que lhe chamou.Corretamente Deus lhe chamou, mas não lhe deu comando algum para fazer,por tanto,a obra que porventura seja feita, não é de Deus é do homem,por mais que se pareça com a de Deus.

Quando Jesus disse:Siga-me,Ele quis dizer:Venha atrás de mim,não vá à minha frente. Muitos se confundem nos propósitos de Deus,porque querem interpretar o chamado e se lançam a fazer o que querem segundo o que entendem(interpretam),e daí sofrem e querem culpar a Deus.Para que vocês entendam isto,no exército de Israel é proibido aos comandantes dizer:Vão!Como que mandando alguém para a peleja,pois a palavra que se usa é Venham!Pois os discípulos(soldados)sempre “virão” atrás de seu líder (comandante).

Este ponto fica bem claro na história de Israel quando saiu da escravidão do Egito, pois a Palavra diz:“Segundo o dito do Senhor,os filhos de Israel partiam e segundo o dito do Senhor assentavam o arraial;..” (Nm 9.15-23)

Deus tem um propósito para cada um de nós,mas somente aqueles que caminharem juntamente com o Senhor é que descobrirão qual é o projeto Dele para você.Hoje Ele te chama para você caminhar com Ele,assim como fez com Pedro,e em um dado momento de seu discipulado Ele dirá a você:“Tu és pedra,e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja,e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16.18)

Que Deus te abençoe e faça de ti,um discípulo(a) que impactará esta Terra pela conquista de milhares de milhares,de milhares,de milhares,de milhares....De vidas convertidas a Cristo.


Nenhum comentário: