quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vivendo pela fé...E não por vista...


As pessoas,embora confessem que vivem pela fé,na maioria das vezes vivem pela alma,pela emoção e pelas sensações e impressões.O que é desastroso no dia-a-dia.Viver pela fé é não viver por vista,por emoção,por sensação, por circunstância,por impressão,por alegrias ou por sucesso.A gente vê isso claramente no Salmo 103,onde o salmista tem uma conversa consigo mesmo,onde o seu espírito fala com a alma,e a exorta.Viver pela fé é ver o invisível apesar de todas as visibilidades negativas.É subjugar a alma ao espírito.É tirar a alma de seu estado de submissão natural aos poderes do Inconsciente e de suas pulsões,e pela consciência que advém da certeza da fidelidade de Deus.É sentir as águas invisíveis de um dilúvio de emoções nos afogando,e mesmo assim,tratá-las como miragem ou como truques da subjetividade frágil e impressionável da alma.É,no pior dia,poder dizer:“Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”.É afirmar que a vitória que vence o mundo é a nossa fé.É cantar louvores entre lágrimas.É ver a Nova Jerusalém mesmo em dias de Apocalipse.É ver na morte,qualquer morte,apenas um portal para a Vida.É saber que nada pode nos separar do amor de Cristo:nem a vida,nem a morte,nem o pecado,nem o diabo,nem qualquer criatura,e nem qualquer poder ou ambiente de mal.O problema,como disse,é que a alma é retardada.Ela é tarda para crer,como disse Jesus.Muitas vezes o espírito já viu a vitória,mas a alma ainda chora lutos de defuntos que já ressuscitaram.Elias é um bom exemplo.Pedira a Deus que golpeasse a Baal,deus das fertilidades,a fim de que pela ausência de chuva os supostos poderes de Baal fossem relativizados.Enquanto isso,todos os profetas genuínos haviam sido mortos,e ele peregrinava e se escondia.Quando,porem,chegou a hora do enfrentamento,no espírito, ele estava pronto;e convocou o povo e os profetas de Baal e do poste-ídolo e os venceu.Fogo caiu.O povo disse “Só o Senhor é Deus!” — e ele se alegrou no Espírito de Deus.Mandou dizer a Acabe que a chuva viria como temporal.E correu mais que carruagens,tamanha era a sua euforia.Mas quando Jezabel,agora já enfraquecida pela desmoralização de Baal,mandou dizer que o mataria,ele que a tudo e todos enfrentara, refugiou-se a 580 quilômetros de distância,em Horebe (indo à pé) e fez um discurso da alma retardada;posto que o que ele disse a Deus na caverna teria feito sentidos três anos antes;mas agora,depois de ter sido vindicado por Deus mediante uma vitória retumbante,era a manifestação de um coração entregue às emoções atrasadas.
O espírito está pronto,mas a “carne” (alma,emoções,impressões) é fraca e sempre atrasada.
Assim,ele se deprime com três anos de atraso;pois,enquanto estava sob a tensão proveniente da perseguição,a alma não tinha tido ocasião de se expressar.Agora, porém,depois de haver prevalecido,deu a si mesmo o direito retardado da autopiedade.
É por isso que Paulo diz que nenhuma dimensão pode nos separar do amor de Deus,mas não inclui o passado na lista de Romanos 8. E a razão é simples:a alma se alimenta do passado.E conquanto nem o passado possa nos separar do amor de Deus,ele,entretanto, pode nos separar da alegria vigente do amor de Deus.Posto que a alma é retardada — em razão de se alimentar de dores antigas,na maioria das vezes.

Daí a Psicologia lidar sempre com o passado,pois é dele que vêm as falsas impressões que pretendem cristalizar nossa alma em estados que já não são.90% das angústias humanas nada têm a ver com hoje,mas com ontem.Portanto,para que se viva pela fé,tem-se que deixar de ser movido pelo ontem —e até pelo hoje circunstancial— e aprender a viver no dia chamado Hoje,o qual,mesmo no pior hoje,alimenta-se da Promessa que é; e que não muda nem em razão de traumas passados ou de impressões do presente.
Quem crê nisso ganha e perde,e não se impressiona.Chora lutos,mas não se sepulta junto.Lamenta perdas,mas não se faz perdido.Constata a realidade,porém,pela fé,a transcende.
No dia em que o povo de Deus de fato andar pela fé, praticamente tudo aquilo que hoje enche as clínicas psicológicas e os gabinetes pastorais já não existirá como problema. Pois o que se vê é que a maioria sofre de miragens porque não anda pela fé, mas apenas pelas sensações e impressões.A fé,porém, é a certeza de coisas que se esperam e a firme convicção de fatos que se não vêem.

Nenhum comentário: