terça-feira, 2 de junho de 2009

É no deserto que Deus nos trata...


Em algum momento de nossas vidas,quando estamos a caminho do cumprimento das promessas de Deus,deparamo-nos com desertos no nosso trajeto.É aí,então,que aprendemos coisas grandes que não sabíamos.

No deserto atravessamos fases de nossa vida em que ficamos perplexos sem entendermos a razão e o porquê.Seria um adiamento para que o melhor aconteça em nossa existência?
Temos,porém,a certeza de que o Senhor estará no controle de tudo e que a Sua presença será real.Todos os servos a caminho da vitória passam pelo deserto.Nós fazemos parte da fila da sucessão;com lágrimas e angústia no coração,mas cientes do grande privilégio de ensinar àqueles que quiserem aprender a lição no deserto como os que por ele já passaram.

Conquanto passamos no deserto por tristezas e sofrimentos,poderemos,nesses momentos, sentir o conforto do colo do Pai.E para que isso ocorra,precisamos nos colocar em posição de resignação à vontade do Senhor e sermos sacrifício vivo diante dEle.Pois, nosso Deus nos aperfeiçoa no deserto conforme o Seu desejo em nos usar.Embora seja um trabalho muitas vezes demorado,não será para sempre.

O Senhor tem métodos de tratamento para alcançar o Seu propósito.(Is 28:26-28)"O seu Deus o ensina e o instrui acerca do que há fazer.Porque a ervilhaca não se trilha com instrumento de trilhar,nem sobre os cominhos passa roda de carro;mas,com uma vara,se sacode a ervilhaca e os cominhos,como um pedaço de pau.O trigo esmiuçado,mas não se trilha continuamente,nem se esmiúça com rodas do seu carro,nem se quebra com seus cavalos".

No deserto precisamos ficar atentos qual a forma de tratamento que Deus tem estabelecido para nós:

Para alguns o processo tem início no celeiro de grãos.

Assim como o grão,terá que ser trilhado,moído e quebrado até estar fino e poder tornar-se útil ao uso.Assim ocorre com alguns servos que querem ser úteis na mão do Mestre.Precisam ser feitos primeiramente em pedaços e depois triturados até serem transformados em fina farinha.Úteis para vários pratos.

Para outros o tratamento é na roda do oleiro.

O material será cortado e moldado,tomando a forma que o oleiro determina.Mas sempre permanecendo na roda,submisso ao toque das mãos do Mestre.Sem reserva ou resistências.Somos nós na mão do oleiro (Jr 18:6) "não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro,ó casa de Israel? - diz o Senhor;eis que,como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão,ó casa de Israel".Ele sabe como nos moldar,o trabalho é dEle,e Deus é um perito no criar;Ele conhece bem a nossa consistência.
Produz e molda segundo o Seu querer,formosos e belos vasos para o Seu trabalho.
Mas somos vasos!E de barro! "temos,porém,esse tesouro em vasos de barro,para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós".(II Co 4:7)

Para outros o lugar é no fogareiro:

Nesse lugar,o ouro é depurado,é refinado.Toda a impureza é retirada.As pedras e rochas são encontradas sem forma definida e sem valor estimado.Após algum tempo,na fornalha,as impurezas são retiradas e a transformação ocorre:são agora ricas e preciosas jóias.Quando nós,servos,somos refinados,somos transformados em mais fino ouro.Jóias escolhidas:"e então o senhor,seu Deus,os irá salvar naquele dia como o rebanho do seu povo,porque eles são pedras de uma coroa,que resplandecem sobre a terra"(Zc 9:16)
O passar pelo deserto pode nos levar ao tratamento no celeiro de grãos onde somos triturados,moídos e quebrados;ou pode nos conduzir à roda do oleiro onde somos cortados e moldados segundo a vontade do oleiro,ou ainda podemos ser colocados no fogo onde seremos depurados e refinados.Qualquer um desses tratamentos implica em sofrimento.Deserto é lugar de conserto e resistência.Mas é também lugar de aprendizado.

Deus usa esse métodos para:

Nós nos aproximarmos dEle:são nos momentos de dor que nos achegamos a Deus em oração sincera,autêntica e honesta.É entre lágrimas que aprendemos,a respeito de Deus, coisas as quais não aprenderíamos de outra forma.

É na escassez que conhecemos o Deus da provisão.
É na solidão que conhecemos o Deus Emanuel.
É na doença que conhecemos o Deus da cura.
É na impossibilidade que conhecemos o Deus do impossível.

Sermos aperfeiçoados:assim como o grão é retirado e moído para ser utilizado,nós,no deserto,moemos o nosso eu.Não é o que eu quero mas o que Deus quer de mim.Na roda do oleiro,o Mestre molda o vaso;no deserto,nosso temperamento e moldado,nosso caráter é aperfeiçoado.Seremos valorizados no reino:o ouro é depurado e refinado no fogo para ser desejado por quem o vê.No deserto somos transformados de forma que as pessoas desejem a nossa companhia e podermos ser usados para edificar a igreja.
Como servos,vamos ao deserto sem vontade própria,mas em obediência Àquele que sabe todas as coisas!

No deserto não vemos nenhum verde,nenhuma árvore ou flores.Só cactos e pedras. Lembrem-se:o deserto é lugar de concerto,de resistência.

Mas é também lugar de passagem, passagem para uma nova paisagem...

E é por um tempo indefinido,mas nunca eterno."Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada".Rm 8:18

O Senhor nos abençoe na nossa caminhada e,ao passarmos pelo deserto,possamos entender o trabalhar de Deus em nossa vida e vermos o deslumbre da paisagem ao final dele.

Nenhum comentário: