sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Cura Para O Abatimento Na Alma....


“Por que estás abatida,ó minha alma?Por que te perturbas dentro de mim?Espera em Deus,pois ainda o louvarei,a ele, meu auxílio e Deus meu.(Salmo 42:5;11 e 43:5)


Há vários tipos de depressão...Alguns tipos carecem de tratamento médico ou psicológico,que muitas vezes exige até hospitalização.O tipo mais comum,que vez por outra atinge a maioria de nós,é chamado de“melancolia”ou“ficar para baixo”.Nos salmos 42 e 43,o salmista chama de“abatimento da alma”.É mais ou menos como o relato de certa mãe,que assim se expressou:“Minha carga é pesada e há momentos que me sinto sem forças para continuar...Agora,por exemplo,estou há vários meses desempregada e não consigo colocação em lugar algum...Sinto-me sozinha,deprimida,e desanimada com todos os meus problemas.Não tenho a quem recorrer”...Os salmos 42 e 43 estão interligados e talvez fossem um único salmo,originalmente.Utilizam linguagem semelhante e registram a mesma carência:saudades do templo e um forte desejo de voltar a Jerusalém para prestar adoração no altar do Senhor.No salmo 42:4,o salmista diz:“Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se me derrama a alma –,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus,entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa”.E no salmo 43:4,ele declara:“Então irei ao altar de Deus,de Deus que é a minha grande alegria;ao som da harpa eu te louvarei,ó Deus, Deus meu.”

O salmista expressa o seu desânimo,ao relatar:- “Sinto abatida dentro em mim a minha alma” (42:6);e “dentro de mim se me derrama a alma”;reclama que os seus inimigos o insultam e oprimem,dizendo repetidamente:“O teu Deus,onde está?”.Sua mente fica confusa,“perturbada”,ele chora,dia e noite,e fica se perguntando:“por que estás abatida,ó minha alma?Por quê te perturbas dentro em mim?”(42:5).A crise se agrava,e, em meio ao mais profundo abatimento,ele fraqueja e formula a pergunta,que não consegue evitar:“O teu Deus,onde está?”(42:3).


Embora os salmos 42 e 43 registrem esses momentos tristes, de abatimento de alma, a mensagem global é positiva: demonstra o anelo da alma por Deus, e a confiança do salmista no Senhor. Esses dois salmos, eram, na realidade, um cântico, dividido em três partes. E, o refrão, que é repetido três vezes (42:5;11 e 43:5), enfatiza justamente a fé e a confiança do salmista no Senhor, para a superação da crise: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” Esses salmos revelam também três passos importantes, que devemos dar, para alcançarmos, em Deus, a cura para os abatimentos da alma:

Em primeiro lugar,precisamos identificar as razões do abatimento de nossa alma.“Por que estás abatida,ó minha alma.”(42:11). Em segundo lugar,para sair da crise,devemos buscar ao Senhor,com intensidade de alma,com real desejo de saciar a sede:“Como suspira a corça pelas correntes das águas,assim, por ti,ó Deus,suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus,do Deus vivo...”(42:1-2).Em terceiro lugar,para acalmar e aquietar a nossa alma,precisamos reafirmar a nossa fé,declarando que o auxílio de Deus não falha;precisamos dizer para a nossa alma:“Espera em Deus,pois ainda o louvarei...”(42:5).

Nenhum comentário: