quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Desafio de amar...


Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. (Lamentações 3: 21)

O namoro é a jornada que precede o casamento,mas nem sempre essa viagem é agradável e tranqüila.Às vezes as coisas parecem fugir ao controle,e tudo à sua volta deixa de ser interessante.Então,qual o segredo para não perder o rumo e desfrutar nesse período de uma relação sadia.

Uma das coisas mais difíceis na vida das pessoas é quando elas são“mancas emocionalmente”,é quase igual ser manco fisicamente,a diferença é que ninguém vê. Quando você é manco emocionalmente e passa por situações de trauma,sentirá vergonha e,muitas vezes,não atingirá o lugar que Deus quer te levar.Será como Mefibosete que sentia vergonha de ser aleijado e uma das coisas que impede os relacionamentos é a vergonha.Outra coisa que impede o relacionamento é a falta de confiança.Os traumas que aparecem em nossa vida não foram planejados pelos nossos pais,irmãos ou até mesmo professores.As pessoas não planejam traumatizar você,os traumas simplesmente acontecem.Pessoas feridas não conseguem se relacionar,elas são solitárias e acham, com exceção delas,que todo mundo é culpado.Tenha cuidado com o que você pensa,pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Há uma fortaleza poderosíssima que está localizada em sua mente e em seus pensamentos.Sua vida é dirigida pelos seus pensamentos,há até pesquisas mostrando que sua emoção é resultado dos seus pensamentos.Está em seus pensamentos:as suas escolhas,atitudes e,conquentemente,o seu sucesso e fracasso.Você é aquilo que você pensa.Você é aquilo que Deus diz que você é.O único ser que tem a verdade absoluta é Deus.Saiba que você não tem a verdade,no entanto,está em busca dela.Qual verdade? A sua verdade.A verdade de Deus para a sua vida.
O sentimento mais limitador ou paralisante do ser humano é o medo,ele faz parte do seu passado (culpa) e do futuro (ansiedade).O medo não está no presente,o medo que você sente agora é movido pela culpa ou situações que você viveu no passado.

O medo foi o primeiro sentimento negativo que Adão e Eva sentiram.Deus criou o homem segundo sua imagem e semelhança.Não é natural o medo.Quero falar para vocês de um medo que te faz escravo.Este medo que é um grilhão em nossas vidas e nos impede de sermos aquilo que Deus tem para nós.Este medo nos impede de termos relacionamentos saudáveis dentro da família.O medo está vinculado com vergonha e o seu oposto é o amor.O fato de não termos coragem não nos faz prisioneiros do medo,o que nos faz prisioneiros do medo é a nossa incapacidade de amar.O medo é muito sutil,ele não aparece em nossas vidas de uma hora para outra.O que combate o medo é a nossa fé. Quando amamos vencemos o medo e vivemos uma vida de amor por meio da fé na palavra de Deus.Como a fé se conduz em vitória,o medo nos empurra para uma crescente derrota e nos rouba o melhor de Deus.Quando vivemos debaixo do jugo do medo não atingimos o propósito de Deus em nossas vidas.

Muitas vezes as pessoas querem fazer a vontade de Deus,mas o medo aprisiona.Só seremos livres do medo quando conhecermos a fundo a palavra de Deus.(João 8:32)diz: “e conhecerão a verdade,e a verdade os libertará”.

Para que possamos resolver problemas,primeiramente,precisamos descobrir quais são os nossos problemas.Muitas vezes os obstáculos que surgem em nossas vidas são comparados a “gigantes”,ou seja,aquilo que é maior que nós mesmos.A Bíblia tem um gigante conhecido,que é Golias

O que é este gigante? O nosso“Golias” não carrega uma espada,nem um escudo,e também não tem três metros de altura.Mas,ele ostenta espadas poderosas como abandono, depressão,abuso verbal.Poderíamos nomear dezenas de espadas...

Qual a espada que intervém entre você e sua bênção?Qual tipo de espada que tem vindo contra você?Qual o problema que tem se levantado?

Nosso gigante não desfila nas montanhas de Judá,mas se ergue em nossa casa,em nossa família,em nosso relacionamento conjugal,ergue em qualquer ambiente.Muitas vezes, infelizmente,dentro da própria igreja.Ele se apresenta em lugares que estamos vivendo.Para que o milagre aconteça é necessário que haja necessidade.Contudo,não devemos ter vergonha de pedir o milagre almejado.Muitas vezes,temos a tendência de dizer que aconteceu uma fatalidade em nossas vidas e nada vai mudar.Porém,o milagre começa em nossas vidas quando não concordamos com as fatalidades.Existem coisas e situações em nossas vidas que podemos mudar e Jesus quer que tomemos posição para que o milagre aconteça.O que gera fé é você saber onde Deus está fazendo o milagre.

Nenhum comentário: