sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Edificando a minha família no senhor...


Objetivo:

Trazer fundamentos bíblicos para as famílias cristãs se apoiaram e desenvolverem seus relacionamentos familiares com êxito.

Necessidades:

Quando Deus pensou em criar a família, Ele planejou como essa família viveria na terra, como ela poderia usufruir uma vida feliz, harmoniosa, pacifica e próspera entre os seus membros. Planejou que ela desfrutasse a presença de Deus e alcançasse o privilégio de ser a representação da família celestial na terra. Porém, sabemos que as famílias não vivem assim! Elas sofrem com diversos problemas,e desestruturadas, se perdem e caminham desfragmentadas sem paz e perspectivas, na direção da loucura e destruição.

As famílias cristãs ainda não aprenderam como ser uma família cristã, qual a vontade perfeita, boa e agradável de Deus estabelecida para elas. Ainda não sabem qual o papel da cada membro, como se relacionar, como criar filhos na presença de Deus. Esta série de estudos visam trazer esses ensinos e aplicá-los em cada família dessa Comunidade.

“Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãs dos Santos e da Família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”. Efésios 2.19-20.

O que devo fazer para edificara minha família?

Em primeiro lugar você deve escolher o local onde vai edificar.Onde você deseja edificar a sua casa, a sua família? Basicamente existem dois fundamentos para edificar - a rocha e a areia. A rocha é um fundamento seguro, a areia não é fundamento. Devo escolher se vou edificar minha família sobre os ensinos de Jesus ou se vou edificar sobre a sabedoria humana – Os princípios, conselhos e opiniões dos homens.

Uma vez que você decida edificar sobre os ensinos de Jesus Cristo, o próximo passo é conhecer a Sua vontade, verdades e mandamentos, que se manifestam através da Sua palavra. Exemplo:

O Papel do Cônjuge:

Muitos problemas no casamento são causados pela falta de conhecimento do papel de cada cônjuge. Deus deu uma função a cada um para que haja harmonia na vida família. É necessário que o marido e mulher conheçam e aceitem seu próprio papel e o de seu cônjuge.

"Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o Cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo". I Coríntios 11.3. "Porque o marido é o cabeça da mulher, como também cristo é o cabeça da igreja” Efésios 5.23 "Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma AJUDADORA que lhe seja Idônea". Gênesis. 2.18.

Homem e mulher são diferentes em muitas coisas, e por isso se complementam. Não devemos ignorar as diferenças, nem competir, mais admirar a graça, o encanto e a capacidade que Deus deu à mulher, e a visão, fortaleza e atitude que deu ao homem.

CADA CÔNJUGE DEVE CONHECER, ASSUMIR E DESEMPENHAR O SEU PAPEL. TAMBÉM DEVE CONHECER E ACEITAR O PAPEL DO OUTRO, DANDO LUGAR PARA QUE O EXERÇA.

O propósito da família é o de cooperar com o propósito de Deus: o de ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. O papel que Deus deu ao homem e à mulher apontam para este objetivo. Foi por este motivo que Deus deu ao homem uma "companheira" apenas. Ela não é uma "servente", é uma Ajudadora Idônea,para que juntos cooperem com o propósito de Deus, cada um no seu papel.

Nenhum comentário: