domingo, 17 de outubro de 2010

Mansidão, uma virtude do Espírito...


A Bíblia contém muitas promessas para os mansos. Neste capítulo,citaremos algumas delas,como:

.Os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5)

.Mansidão é condição para ter paz de espírito.Muitas pessoas reclamam não ter paz, mas um dos pré-requisitos para ter paz é buscar um caráter de mansidão (Salmo 37:11)

.Quem tem mansidão tem o Fruto do Espírito.Alguém que alcança a mansidão é porque tem o Fruto do Espírito em sua vida (Gálatas 5:22)

.Através da mansidão,conseguimos suportar-nos em amor,e guardamos a unidade do Espírito no Corpo (Efésios 4:1,2)

.Uma pessoa mansa recebe a palavra com muito mais qualidade do que alguém enraivecido.Ela vive mergulhada na Palavra de Deus (Tiago 1:21)

Talvez um dos textos bíblicos mais conhecidos por falar em mansidão é o Sermão da Montanha (Mateus 5) Jesus atraiu multidões e ali trouxe muitos ensinamentos sobre o povo,dentre eles,ensinou sobre mansidão.Jesus Se comunicava com as pessoas com amor e mansidão.Ele sabia como passar a Boa Notícia do Reino de Deus.

A palavra mansidão transmite o sentido de brandura,ternura.Uma pessoa mansa transmite paz e segurança, porque venceu a agitação do dia a dia, é uma pessoa que venceu a ira.

Quando Jesus ensinou o povo sobre mansidão,referindo-se que os mansos herdarão a terra,em Mateus 5:5,é porque para eles,desde o Antigo Testamento,terra simbolizava mais que um mero terreno,representava a bênção e a presença de Deus.Uma das causas de Moisés não ter herdado a terra,entrado na terra prometida,apesar de ser considerado pela Bíblia o homem mais manso,foi ter-se irado diante das águas de Meribá.

Ser uma pessoa mansa vai além de ter apenas uma qualidade natural.Isso é tão verdade que mansidão está incluída no Fruto do Espírito Santo.Se você almeja ser manso,deve entender que mansidão precisa de um cultivo espiritual,que sempre leva à harmonia e não à discórdia.

A palavra ‘bem-aventurado’ reproduz os oráculos proféticos da salvação,usados pelos profetas do Antigo Testamento e por Jesus,em Mateus 5:3-11.As bem-aventuranças são exemplos de viver em busca de perfeição,expressam a qualidade de vida que Deus deixou para nós desde o princípio,uma vida de bênçãos.

O que não é mansidão?

Morosidade

Mansidão não está ligada a ser moroso,não ter iniciativa,aceitar tudo do jeito que está para não se irar.Não é isso.Uma pessoa mansa vive muito mais do que uma pessoa iracunda,agitada,amargurada,porque administra melhor situações difíceis.Portanto, quando você pensar em alguém manso,lance fora da sua mente pensamentos como alguém inerte,sem vida,passivo,que não tem direção,que não está apto para reivindicar os seus direitos. Mansidão não está ligada a nada disso.

Timidez

Não podemos crer que uma pessoa mansa é o mesmo que uma pessoa tímida,porque os tímidos não conquistam,pelo contrário,são os primeiros na fila dos que vão para o inferno.

Frieza

Uma pessoa mansa não é alguém frio e calculista,mas é aquela que mesmo calada, analisa o que está acontecendo de errado ao seu redor e consegue reverter o quadro, porque não age na impulsividade das emoções.Sabe tomar decisões precisas.

Tolice:

Quem é manso possui o espírito de sabedoria.Portanto,uma pessoa mansa não é o mesmo que alguém tolo.Não confunda as coisas.A mansidão é resultante da verdadeira humildade.Como já citamos,a mansidão de Gálatas 5:22 é contextualizada dentro do Fruto do Espírito,é considerada uma virtude,uma das grandes qualidades espirituais.

A mansidão também pode estar associada à humildade,registrada em Filipenses 2:1-11. Porque todo manso é obediente,humilde,ou seja,tem as qualidades mais marcantes do ministério de Jesus.

Jesus é nosso Maior Exemplo de mansidão.E Ele nos concederá esta graça.Seremos pessoas mansas para agradar ao Pai e colher êxito em todas as áreas da nossa vida.

Jesus,maior exemplo de mansidão:

Jesus convidou a todos para virem a Ele,pois Ele é manso e humilde de coração.“Vinde a mim,todos os que estais cansados e oprimidos,e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo,e aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração;e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29).

O mais tremendo do convite de Jesus foi que Ele não convidou os fortes,porém os cansados e oprimidos.Por Jesus ser manso e humilde, pode assegurar o descanso para a nossa alma.

Aprenda a descansar em Deus.Para quê tanta agitação e inquietude que não a levam a nada? Busque a mansidão.Entregue-se a Ele completamente se você está cansado e sobrecarregado.É Ele quem vai aliviá-lo.Só Ele tem este poder e esta autoridade.

Veja que promessa maravilhosa que alcança os que decidem pela mansidão.A Bíblia diz que o Senhor ouve os desejos dos mansos e Ele mesmo dá conforto ao coração.“Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos;confortarás os seus corações;os teus ouvidos estarão abertos para eles;” (Salmo 10:17)

Para alcançar a mansidão,é necessário despojar-se de:

Impureza e acúmulo de maldade:

Não esqueça que a mansidão é uma virtude que somente o Espírito pode produzir em você,então,submeta-se a Ele.Isso implica em mudança de vida,de atitude.Leia o texto de Tiago 1:21.

Ira:

A ira nos leva ao pecado quando não temos mansidão.Já comentamos muito sobre o assunto.Não trilhe o caminho da ira,pois ele é sempre muito prejudicial (Efésios 4:26).

Maledicência:

Muitos são os textos que falam sobre maledicência.Precisamos vigiar nessa área (Colossenses 3:8,10).

Palavras torpes:

Uma pessoa mansa não tem palavras torpes na sua boca,antes busca uma linguagem sã e irrepreensível,como a descrita em Tito 2:8.

Precisamos lutar contra tudo o que for contrastante com a mansidão como os exemplos citados e tantos outros que não comentamos,como orgulho,soberba,arrogância, características negativas que nos afastam de Deus e das pessoas,impedindo-nos de cumprir o nosso chamado.

Na linguagem de Jesus,quando falamos em mansidão,estamos mencionando alguém tratado, curado,limpo,santo – um líder que já caminhou muitas milhas.A mansidão foi deixada por Cristo como um modelo redentor de Sua obra,como o fundamento de tolerância, perdão e amor cristão. E essa virtude,como tantas outras,devem ser bem cultivadas.

Busquemos,cada vez mais,ser pessoas mansas,porque mansidão está ligada a sabedoria e tratamento,a ser domado e educado.Tudo isso significa ter habilidade,da parte de Deus,de saber conviver junto,em comunidade,ser sociável,com bom relacionamento,ter condições de conviver sem conflitos.

Isso é possível para nós! E nossa forma de viver atrairá uma multidão de filhos e filhas legítimos para Deus.



Nenhum comentário: