segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Aprendendo a ser servo da fé


Eliezer se tornou o servo da fé,o patriarca da fé e o grande ensinador de como servir com qualidade,por causa do seu comportamento.Um homem de mente brilhante que saiu da transição do deserto e entrou na casa do líder acumulando bens,riquezas de guerra e tudo isso fez com que se tornasse também um grande patriarca,o patriarca dos servos.

Ninguém aprende a ser servo na Bíblia a partir de nada,todos têm uma referência. Eliezer aprendeu a ser servo,a partir de Abraão e Abraão,a partir de Deus.Eliezer é o servo limpo,puro,da essência descomplicada.Aqueles que se tornam verdadeiros servos criam grades em suas próprias vidas.

Eu perguntaria:Para quê as grades? A Bíblia diz que o servo é aquele que se faz escravo,aquele que se sente sem os seus direitos.Não reivindica nada,não exige os seus direitos.O que reivindica e exige direitos não é servo,é empregado.

Paulo,em I Coríntios 9,diz que sendo livre,fez-se escravo para todos.Essa palavra está relacionada a sundoulos – fazer-se escravo de outrem.Paulo criou grades pessoais e particulares,porque,enquanto livre,decidiu ser servo,escravo para todos.

Quando você entende a visão de ser servo,você não serve apenas ao seu senhor,mas a todos os que estão ao seu redor.Você cria grades voluntárias que não têm cadeado. Você não deixa de servir,apesar de ser livre para tudo.

O objetivo de ser servo é para ganhar o maior número possível de pessoas.Essa é a nossa função e visão.Quando você se torna servo não está anulando-se,como alguns pensam,pelo contrário,está cumprindo uma ordenança de Yeshua e acaba tendo mais gente para servi-lo do que você para servi-las.A capacidade de se dar para servir é uma semente,e,para cada semente que você plantou para servir,virá uma colheita.Então, todo aquele que se torna servo plantou uma semente para ser servido.É assim no Reino.

O sundoulos gera uma expressão:sundoulos terapon,que quer dizer servir para fazer. Você pode estar pensando que todos que entram para servir servem,mas nem sempre isso acontece.Há pessoas que entram para servir e não fazem nada,não cumprem sua função.

Sundoulos terapon é servir para ministrar,libertar e curar.A sua disposição para servir é para trazer libertação e cura,é para dar conforto.O servo se torna o ministrador do refrigério para a alma dos oprimidos.É como Davi que tocava a harpa apesar de saber que o nome da aflição de Saul podia ser traduzido por demônios.Mas como estava prestando um serviço ao rei,entendia que tinha a obrigação de aliviar o tormento para o seu senhor,então tocava a harpa e promovia conforto e refrigério para o seu senhor.

Hebreus 3:5 mostra qual é a função do servo:ministrar conforto,servir com libertação e cura.Que função maravilhosa ter o privilégio de saber que as pessoas que passarão por nós,se formos servos,serão libertas e curadas.Se há um endemoninhado,a obrigação do servo é promover libertação.de igual modo,se há alguém doente,ele entra para curar.Essa foi a função do maior Servo que passou na terra.

O servo além de libertar e curar,também deve permitir-se ser liberto e curado pelas pessoas que passarem por sua vida.Então,você se torna um servo.A vocação tem que ser precedida pela função do servir.Quem entra no Reino para ser servido está equivocado, porque a vocação deve ser uma prestação de serviço voluntário,independente da função.

Ser um servo que serve é uma decisão.Um servo se faz um servo.Você se torna servo quando decide ser aquilo que Deus quer que você seja.Ser servo é uma decisão.Não é fácil se tornar escravo e criar grades para a sua própria vida.

O servo investe o dom:

O servo investe o dom. O servo investe o talento, a energia, a essência, a própria vida por uma causa. Não vale a pena investir a vida naquilo que não temos retorno, mas naquilo que sabemos que estamos plantando uma semente, é maravilhoso servir. É solene servir algumas pessoas.

Em Romanos 6:17,18, a Bíblia diz que uma vez que fomos libertos do nosso pecado, transformamo-nos em servos da justiça. Não servimos qualquer coisa, servimos a justiça. “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.”

O que é servo da justiça?

Ser servo da justiça significa não aceitar situações imorais,de impunidades,fora da ética,de agravamento social só porque você é servo.Não! Você é servo da justiça.Não pode compactuar com atitudes que desagradam a Deus.Você deve servir a tudo o que é justo.

Paulo disse que servia o líder para ganhar vidas,essa era a sua meta em ser servo e escravo,como se autodenominou. Sabemos que no Evangelho ninguém ganhou mais vidas do que ele e foi mais servo do que ele,no quesito discípulo,líder,Apóstolo.Então, quanto mais servo você for,mais vidas ganhará.

Romanos 6:22 diz: “Mas agora,libertados do pecado,e feitos servos de Deus,tendes o vosso fruto para santificação,e por fim a vida eterna.” O que podemos assimilar é que só se tornará verdadeiramente servo quem foi transformado dos seus pecados.Só se tornará verdadeiramente servo quem foi liberto das feridas, das mágoas e dos argumentos.

Paulo diz que fomos transformados em servos.O servo tem direito à frutificação,à santificação e,ainda,e vida eterna.O ato de servir dá direito a ser liberto do pecado,frutificar,andar em santidade e ter a vida eterna.

Nenhum comentário: