sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Seguindo Jesus, caminhando pela verdade....


E dizia:Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim,se por meu Pai não lhe for concedido.Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás,e já não andavam com ele.Então disse Jesus aos doze:Quereis vós também retirar-vos.Respondeu-lhe,pois,Simão Pedro:Senhor,para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo,o Filho do Deus vivente.(João 6:65-69)

O texto de João 6 mostra os discípulos que,sendo confrontados,abandonam Jesus,o que não devemos fazer,porque como disse Simão Pedro:para quem iremos? Então,essa não deve ser a nossa postura,mesmo que sejamos apenas discípulos.

Os ensinamentos de Jesus não agradavam a todos,principalmente os que eram confrontados pelo pecado,mas não queriam mudar de vida.E alguns discípulos ficaram irados ao ouvirem que havia situações que precisavam ser removidas para que agradassem o coração de Deus,visto que a forma como viviam ainda mantinha em suas histórias situações embaraçosas.Eles faziam muitas coisas que não deveriam mais fazer parte de suas vidas.

Nesse momento,a Bíblia diz que muitos se retiraram,pois acharam duro o discurso do Mestre.Ouviram Jesus,receberam a Palavra de Vida,mas O deixaram.Há discípulos que não aceitam ouvir a Palavra de vida.E Jesus,ao perceber aquela situação,disse que sabia que Seu discurso era duro.Mas,podemos lembrar que Ele estava falando a discípulos que já O seguiam há um tempo.Mesmo assim eles foram embora.

Então,não é de surpreender que existam discípulos de Jesus,do Rei e do Reino,que quando escutam o líder ministrar uma palavra e que julgam ser dura,que não consideram a palavra boa por não alimentar a carne e o pecado,saiam do Reino, abandonem Jesus e o líder que está sobre eles.

A postura de Jesus:

Jesus,vendo toda aquela situação,olhou para os 12 e perguntou se também iriam embora como os discípulos haviam feito.Mas Pedro,como 12 e não apenas como discípulo, respondeu ao Mestre que ficariam,pois só Ele tinha as palavras de vida eterna.

A postura de Jesus como Líder foi fantástica,sem meninice,sem agressividade.Ele não ficou desistido pelos que se retiraram,não quis abandonar os que ficaram.Apenas perguntou o que pretendiam fazer.Que ensinamento!

Quantos líderes que têm desistido da caminhada de êxito que Deus tem proposto para eles,por causa de alguns abandonos.Se essa é a sua história,faça como Jesus, prossiga com os que ficaram,aguardando os que ainda virão.

Através da postura de Pedro,percebemos que há diferença quando se é apenas discípulo para quando se é 12.Os 12 são uma liderança madura.Os 12 são a liderança equilibrada.Os 12 são uma liderança que tem o poder para julgar de forma coerente.

Os discípulos até podem ir embora,por não terem maturidade,por quererem fugir do confronto e não mudar de vida.Mas essa não deve ser a postura de um 12,jamais.Os 12 devem estar preparados para o confronto,entendendo que o confronto é para levá-los a um nível maior.

Por isso estamos,através das Reuniões de Gerações,formando as Equipes de 12,sob a compreensão correta do que cada um precisa ter para cumprir o seu papel.Assim evitaremos discípulo chateado,virando as costas para o líder,indo embora,porque além de não ter maturidade,às vezes,querem ouvir o que possa alimentar a alma e sustentar o pecado e o erro.O 12,por causa da maturidade,devem saber ouvir,obedecer e mudar, caminhando com o líder em maturidade e respeito,jamais se rebelando.


Hora do confronto:

A hora do confronto sempre chega.Não adianta fugir dela,pois mais cedo ou mais tarde,terá de acontecer.Essa é a única forma de haver mudança genuína.E quando você se transforma em um 12 maduro,não larga o líder ou o Pastor por causa de uma palavra de confronto.O 12 consegue entender,por mais que doa,que o confronto é uma bênção, confronto é semente para a cura.

Todas as pessoas confrontadas,que decidem ouvir e obedecer,são curadas.Jesus olhou para os 12 e disse que queria saber se eles teriam o mesmo comportamento dos discípulos,se também O abandonariam.Porque os 12 são líderes preparados para ouvir palavras de exortação,para ouvir palavra de orientação e para ouvir palavra de ajuste.Jesus sabia disso e queria que eles também aprendessem que estavam em outro nível.

A seleção do caráter dos 12:

Os 12 eram homens selecionados.Diante de muitos seguidores de Jesus,o Mestre escolheu 12 homens para andar lado a lado com Ele e receber do Seu caráter.Em meio a tantas situações que viveram e que ainda viveriam,Jesus sabia que apenas um deles iria traí-lO,Judas,que se fez traidor.Mas que os outros permaneceriam firmes e cumpririam a missão de Apóstolos,de homens que mudariam as nações,a partir do Evangelho de Cristo.

Os 12 têm um caráter indesistível.Eles não desistem por causa de uma palavra,mesmo que seja dura;também não desistem diante de situações difíceis.Sabemos que mesmo após a morte de Jesus,les continuaram a missão que haviam recebido,enfrentando muitas lutas e dificuldades,inclusive, pagando com a própria vida.Mas eram 12, precisavam permanecer firmes e inabaláveis.Em vida,eles não abandonaram o Messias, apesar de terem fraquejado em alguns momentos. Eles entenderam que o Líder Jesus tinha as palavras de vida eterna.O que precisamos entender é que o líder que está sobre nós,que está sobre os 12,também tem a Palavra de Vida Eterna,a Palavra de Jesus em sua boca,pois este não fala do que é próprio,mas de assuntos concernentes ao Reino.

Liderar sem perder o foco:

Todo 12,todo líder,gosta de seguir outro 12 e outro líder que tem a unção de Deus sobre a sua vida.A unção,lém de quebrar o jugo na vida das pessoas,também conduz ao foco certo,permite que o líder caminhe e lidere sem perder o foco.

Quando o líder caminha debaixo da unção,ele não perde o foco e não desiste em meio às intempéries da vida.E todos que não desistem e não perdem o foco são abençoados e honrados no território onde estão plantados.Os que desistem e perdem o foco não são abençoados,pois abandonam a unção e param no meio do caminho, antes de ver cumprida a bênção do Senhor em suas vidas e liderança.E este não foi o Modelo ensinado por Jesus.

Ele,em tudo,foi indesistível e não perdeu o foco da missão que havia de cumprir.

No texto de João,Jesus nos dá uma lição.Ele ensina que precisamos aprender um pouco mais.Jesus olha os discípulos indo embora,vendo que mudaram o foco e se tornaram desistentes,então,olha para os 12,na convicção de que estavam preparados para ouvir o discurso difícil,e pergunta se farão o mesmo.


Os 12 são líderes forjados:

Chegou a hora de levantar um exército de 12,líderes forjados,maduros.Assim, andaremos para frente e entraremos numa conquista e num mover sobrenatural.

Quando você conquistar o seu 12,então,toda a Igreja entrará num crescimento sem limites.Não haverá espaço para nos caber,porque atrás de cada líder,de cada 12, haverá equipes selecionadas,homens e mulheres dispostos a caminhar recebendo libertação,cura e levando este mesmo mover para outras gerações que também serão libertas e curadas.Deus usará o seu caráter,líder de êxito,para tocar em muitas vidas.

Jesus fez aquele discurso de propósito,porque queria mexer na alma deles.E a Bíblia diz que os discípulos ficaram escandalizados,porque o discurso foi muito duro.Há momentos em que não podemos ser muito brandos, porque corremos o risco de perder os verdadeiros,os que caminham conosco por convicção de chamada e não apenas por conveniência.É verdade que precisamos discernir e saber como tratar cada situação, mas há uma hora em que não podemos passar a mão na cabeça,senão perdemos toda a descendência.Lembre-se de que Jesus os confrontou,as não os feriu,porque era Apascentador.

O verdadeiro líder tem em uma mão o cajado e na outra,a vara.Vara e cajado consolidam e consolam, como diz o Salmo 23.O caráter nasce com vara e cajado.É na hora do confronto e do apascentamento,vara e cajado,que descobrimos quem quer continuar conosco ou desistir.Não se preocupe:haverá alguém com a voz correta para responder que quer permanecer,porque reconhece que você é seguidor do Messias.

Os 12 sabem que,apesar do confronto,virá o apascentamento,porque quem os chamou foi Jesus.E a chamada é para uma missão indesistível e para saber que somos dEle e para Ele.

Você é o transporte do Deus Todo Poderoso.Você é mais que discípulo,você é 12,você faz parte do Modelo de Jesus,portanto é indesistível,porque entende a posição que tem e que foi confiada pelo Senhor,Aquele que veio a esta Terra,deu a Sua vida e continua operando sinais, milagres,prodígios e maravilhas através dos 12.Você será um 12 de excelência.Prossiga sua caminhada de êxito,independente do que vier.Você é Modelo de Jesus nesta Terra.

Nenhum comentário: